IFF realiza uma nova campanha de doação de sangue

por Comunicação Social da Reitoria publicado 28/06/2017 18h50, última modificação 31/08/2023 12h41
Desta vez, ônibus do hemocentro estará no Campus Centro.
IFF realiza uma nova campanha de doação de sangue

Dando continuidade às campanhas de solidariedade promovidas pelo Instituto Federal Fluminense, por meio da Diretoria da Escola de Formação, do Desenvolvimento e do Bem-Estar do Servidor, o ônibus do Hemocentro Regional de Campos estará no Campus Campos Centro, no dia 13 de julho, das 08h às 15h, para receber doações de sangue.

De acordo com Thaís Almeida, coordenadora da Escola de Formação e Políticas do Bem-Estar do Servidor, o objetivo é ampliar e intensificar a divulgação na região, por meio dos campi do IFF, além da Reitoria: Campos Centro, Guarus e São João da Barra. A escolha pelo local, desta vez, se dá pelo alto fluxo de servidores e estudantes que passam pela escola diariamente. “Além da localização central, com o número de pessoas que circulam, a chance de termos mais doadores é maior”, acredita.

Para doar, é preciso levar um documento original de identidade com foto, ter peso superior a 50Kg, idade entre 16 e 69 anos, não estar em jejum e não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas três horas. Doadores com 16 e 17 anos devem preencher o formulário próprio fornecido pelo Hemocentro, com o consentimento formal do responsável legal para cada doação, e com cópia da identidade oficial do responsável anexada. Candidatos com idade superior a 60 anos só poderão doar se realizaram doações de sangue anteriormente.

Thaís ressalta a importância de estudantes e servidores participarem, “primeiro porque a cidade passa por um momento de grande demanda de doações de sangue, e porque uma doação pode ajudar a várias pessoas”, diz. Por experiência própria, ela dá o exemplo: doou pela primeira vez este ano, quando o ônibus esteve na Reitoria. “Desde aquele momento, eu estou esperando a próxima vez que poderei doar, porque me senti tão bem que quero fazer isso permanentemente. Tornei-me uma doadora de sangue e acho importante a gente despertar nas pessoas este sentimento de solidariedade, de estender a mão ao próximo”, ressalta.

A Diretoria tem sido responsável por várias campanhas, uma delas é a do IFF Solidário com o tema “Aqueça um coração neste inverno” que visa à arrecadação de toalhas de banho para o Abrigo João Viana, que atende a pacientes psiquiátricos; fronhas de travesseiros para o Hospital Manoel Cartucho, que cuida de pacientes idosos, ambos situados em Campos dos Goytacazes; além de agasalhos para as instituições que serão indicadas pelos campi e Reitoria. Os itens poderão ser doados pelos servidores e estudantes, nos meses de junho e julho, nos postos de arrecadação situados nas unidades do Instituto.

“Desde o ano passado, começamos a pensar na Política do Bem-Estar do Servidor e a inserção neste documento de ações que busquem desenvolver a responsabilidade social, ações que voltam o olhar para o outro porque entendemos que quando fazemos bem a alguém, fazemos bem para nós mesmos, promovendo o nosso bem-estar também”, finaliza.