Notícias

Diálogo

IFF realiza webinar sobre atendimento aos estudantes em tempo de pandemia

por Ana Paula Giori Fassarella / Comunicação Social da Reitoria publicado 02/06/2020 12h20, última modificação 31/08/2023 12h59
Seminário virtual desta semana abordará, entre outras questões, as iniciativas de suporte aos alunos a partir da assistência estudantil, da segurança alimentar e do apoio psicológico.
IFF realiza webinar sobre atendimento aos estudantes em tempo de pandemia

 A sétima edição da série de webinars semanais promovidas pelo Instituto Federal Fluminense traz o debate sobre o tema "Diálogos institucionais em tempo de pandemia: ações de atendimento ao estudante". O evento será realizado nesta quinta-feira, dia 04 de junho, às 10h, com transmissão pelo canal do IFFluminense no Youtube, o IFF Tube. A transmissão será aberta à participação de toda a comunidade acadêmica, que poderá interagir ao vivo com os palestrantes, enviando perguntas e comentários.

 A mediação ficará por conta do diretor da Diretoria de Políticas Estudantis, Culturais e Esportivas (Dipece) do IFFluminense, Carlos Márcio Viana Lima. O seminário virtual terá a participação dos seguintes palestrantes: o diretor-geral e a assistente social do Campus Santo Antônio de Pádua, Arthur Rezende da Silva e Amanda Bersacula de Azevedo, respectivamente; a psicóloga do IFF Campos Centro, Rhena Schuler; a nutricionista no IFF Bom Jesus do Itabapoana, Tatiana Seixas da Silva. (Confira abaixo os currículos resumidos).

 De acordo com Carlos Márcio, o objetivo desta webinar é apresentar algumas iniciativas de atendimento aos alunos a partir da assistência estudantil, da segurança alimentar e do apoio psicológico, além dos desafios para integração das ações multiprofissionais de atendimento ao estudante nos diversos campi do IFFluminense. “Também pretendemos escutar toda a comunidade IFF, em especial os alunos, nesse momento de pandemia, para aprimorar as ações e ampliar o diálogo, mesmo a distância, com discentes, servidores e com a sociedade”, destaca.

 Para conferir o amplo trabalho realizado pelo IFF nas mais diversas áreas, em todos os seus campi, para suporte ao enfrentamento da pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, acesse nosso Mapa de Ações.

Curiosidade:
O termo webinar resulta da abreviação de “web-based-seminar”, ou seja, um seminário realizado via web. A ferramenta não é tão nova assim, mas com a expansão e a globalização da comunicação, ela está se popularizando. E agora, é impulsionada por uma nova necessidade que é o isolamento social devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Pode atingir um grande público a longas distâncias, pois basta um computador, tablet ou smartphone conectado à internet, e pronto: qualquer pessoa pode participar de uma webinar, podendo também interagir com os palestrantes. 
Fonte: Google


Palestrantes
Arthur Rezende da Silva: diretor-geral do IFF Campus Santo Antônio de Pádua, reeleito no último pleito em 2019, mestre em Planejamento Regional e Gestão de Cidades, técnico em Assuntos Educacionais, cargo de nível superior da área pedagógica.
Amanda Bersacula de Azevedo: assistente social do IFF Campus Santo Antônio de Pádua, mestre em Ensino pela Universidade Federal Fluminense (UFF), pós-graduada em Administração Pública e em Políticas Públicas para Infância e Adolescência.
Rhena Schuler: psicóloga do IFF Campus Centro, mestre em Sociologia Política pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), especialista em Terapia Familiar Sistêmica e pós-graduada em Saúde da Família, integrante do Núcleo de Estudos sobre Acesso e Permanência na Educação (Nucleape IFF/Uenf).
Tatiana Seixas da Silva: nutricionista no IFF Campus Bom Jesus do Itabapoana, mestre em Saúde Coletiva - Epidemiologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), professora do Centro Universitário Redentor, em Itaperuna.