Nota 5

IFF recebe conceito máximo na avaliação do MEC

por Comunicação Social da Reitoria publicado 07/08/2023 15h29, última modificação 31/08/2023 13h18
A comissão de avaliadores do MEC deu a nota 5 ao IFF após avaliar a qualidade do ensino dos cursos superiores, no processo de Recredenciamento Institucional.
IFF recebe conceito máximo na avaliação do MEC

Nota máxima destaca o IFF como uma instituição de excelência (Arte: Julio Negri/IFF)

O Instituto Federal Fluminense (IFF) recebeu a nota máxima na avaliação realizada pelo Ministério da Educação (MEC). O conceito 5 destaca o IFF, em âmbito nacional, como uma instituição de ensino superior com índices de excelência e cursos de alto nível. A visita virtual in loco para atestar a qualidade dos cursos superiores do IFF no processo de Recredenciamento Institucional foi realizada no período de 02 a 04 de agosto, no Campus Campos Centro, pela comissão de avaliadores do MEC, após análise das documentações da instituição.

Os critérios para a avaliação envolveram cinco eixos: Planejamento e Avaliação Institucional; Desenvolvimento Institucional; Políticas Acadêmicas; Políticas de Gestão; e Infraestrutura – biblioteca, laboratórios, salas de aula, auditórios, espaços de convivência e alimentação, sala de professores, entre outros.

"É o fortalecimento da Educação Profissional e Tecnológica pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada”.                    Jefferson Manhães.

O reitor do IFF, Jefferson Manhães de Azevedo, destaca o resultado obtido e exalta outras conquistas do Instituto: “É com muita alegria, felicidade e muito orgulho que recebemos essa maravilhosa notícia que é o reconhecimento de um trabalho de muitas mãos, inteligências e corações em todas as nossas comunidades acadêmicas, a partir de um histórico de muito compromisso com a transformação de vidas e realidades”, ressaltou Jefferson, acrescentando que o IFF já tinha sido apontado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) como uma boa referência em governança. “Agora o MEC nos destaca como uma boa referência acadêmica. É o fortalecimento da Educação Profissional e Tecnológica pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada”, pontua.

A procuradora institucional do IFF, Rayanna Maciel, que esteve à frente do processo de Recredenciamento Institucional, comemora o resultado, após três anos de tramitação e planejamento para a avaliação: “É com muita satisfação que recebemos o conceito máximo do MEC, que sinaliza o esforço da nossa instituição em proporcionar cursos de qualidade e oportunidades de transformação na vida das pessoas. É um privilégio trabalhar ao lado de servidores públicos tão empenhados, integrados e que miram na qualidade da educação pública.”

"O conceito máximo sinaliza o esforço da instituição em proporcionar cursos de qualidade e oportunidades de transformação na vida das pessoas". Rayanna Maciel

A obtenção da nota máxima demonstra o crescimento e desenvolvimento da instituição, mesmo após um período de pandemia da Covid-19. No último recredenciamento, realizado em 2010, o Instituto recebeu a nota 4.

O pró-reitor de ensino, Carlos Arthur Areas, ressalta a história que essa nota reflete, ao colocar o IFF em um seleto grupo de universidades e institutos federais com conceito máximo: “Ainda que o processo de recredenciamento se dê em um momento específico, ele reflete o trabalho contínuo de construção e organização da instituição, e seu resultado não é apenas simbólico, tem significado em nossa participação em políticas e programas, e em nossa voz nas discussões nacionais”. Carlos Arthur destaca, ainda, que “mesmo entre as universidades federais, apenas cerca de 30% possuem este conceito máximo. Entre as instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, esse conceito foi conseguido por um número ainda bem menor, mas que vem crescendo. Essa conquista também reflete o desenvolvimento de nossa Rede Federal, em seu contínuo progresso e reconhecimento nacional”, finaliza o gestor.

√ Participe da campanha IFF Solidário: Saiba mais

√ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!