IFF recebe emenda parlamentar que será destinada a ações para estudantes

por admin publicado 28/09/2023 14h43, última modificação 27/10/2023 20h37
Recurso extra-orçamentário será investido em ações para garantir a permanência e êxito de estudantes.
Reitoria 900x600

"A gestão do nosso instituto tem a clareza de que o aluno deve ter, não só o direito de acessar a educação pública, gratuita e socialmente referenciada, mas também de exercer plenamente esse direito com condições de permanecer na instituição e cumprir com a trajetória formativa para o qual se propôs. Para isso, a segurança alimentar e o uniforme, por exemplo, fazem parte de um conjunto de ações que estamos assegurando nos ambientes estudantis, reforçando que, de fato, o estudante é a prioridade", disse o reitor do IFF, Jefferson Manhães de Azevedo.

Dentre as principais ações estão a complementação do financiamento da alimentação dos estudantes dos Cursos Técnicos Integrados do IFF, correspondente a aproximadamente R$ 3.000.000,00 (três milhões de reais), e aquisição de uniformes para estudantes em situação de vulnerabilidade social com investimento de aproximadamente R$ 450.000,00 (quatrocentos e cinquenta mil reais).

O restante do recurso será aplicado na instalação de Usinas Fotovoltaicas nas Unidades Reitoria e Polo de Inovação, nos campi Avançados São João da Barra e Cambuci e nos campi Itaboraí e Santo Antônio de Pádua, além do investimento em pequenas reformas de infraestrutura para a manutenção do funcionamento das unidades.

O IFF também recebeu R$ 1.700.000,00 (um milhão e setecentos mil reais) de emenda individual do deputado Federal Glauber Braga (PSOL) que serão utilizados para a aquisição de equipamentos para espaços estudantis como o refeitório, a biblioteca, o Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (Napnee) e outros.

De acordo com o diretor de Desenvolvimento de Políticas Estudantis do IFF, Maurício Vicente, os recursos já se encontram disponíveis, e aqueles destinados à alimentação e aos uniformes estão contemplando todos os campi. Os destinados à aquisição de equipamentos contemplam os campi Macaé, Quissamã, Itaboraí, Santo Antônio de Pádua, Bom Jesus do Itabapoana e Itaperuna, Avançados São João da Barra, Cambuci e Maricá e Centro de Referência de Cordeiro.

“Acredito que todo investimento que o Instituto Federal Fluminense faça está relacionado à permanência e êxito dos estudantes. Embora, nesse ano, estamos com alguns investimentos que, com certeza, auxiliarão em muito os nossos estudantes: estamos licitando uniformes, investindo na alimentação e na construção de refeitório", diz. "Há um conjunto de obras e investimentos que permitem melhorar e facilitar a permanência deles na instituição e, também, para que se dediquem ainda mais às suas atividades, auxiliando na construção de sua aprendizagem”, pontua Maurício.

√ Participe da campanha IFF Solidário: Saiba mais

√ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!