Arte Inclusiva

IFF recebe primeiro espetáculo brasileiro de teatro bimodal

por Comunicação Social da Reitoria publicado 06/10/2017 14h28, última modificação 31/08/2023 12h43
A peça “Orfanato Lamed”, em Português e Libras, será apresentada em diversos campi do Instituto com entrada aberta para a comunidade.
IFF recebe primeiro espetáculo brasileiro de teatro bimodal

A Cia de Arte Nissi, que já se apresentou nos campi Campos Centro e Bom Jesus do Itabapoana, em setembro deste ano, retornará ao IFFluminense nesse mês de outubro para outras sete apresentações da peça teatral “Orfanato Lamed”, que conta a história de Luisa, uma menina órfã, nascida surda, que busca sua identidade em meio a inúmeros questionamentos.

O espetáculo, primeiro do Brasil a ser apresentado pelos atores de forma bimodal, em Português e Libras, e que tem a personagem principal interpretada por uma atriz surda, será apresentado a partir da próxima segunda-feira, dia 09 de outubro, nos campi Cambuci, Santo Antônio de Pádua, Campos Centro, Campos Guarus e Bom Jesus do Itabapoana. As apresentações serão abertas à comunidade externa.

De acordo com a professora de Libras do Campus Campos Centro, Cristiaine Ribeiro, que intermediou as novas apresentações da Cia Nissi nos campi do IFF, “a peça traz toda uma temática da identidade, por trabalhar a inclusão. É importante que esse tema seja levado aos alunos, servidores e comunidade de uma forma diferente e cultural”, afirma. A ação tem o patrocínio do Sindipetro-NF e da TV Record.

Confira, abaixo, as datas e horários das apresentações nos campi do IFF:

Campus Avançado Cambuci – 09/10/17, às 16h;

Campus Santo Antônio de Pádua – 09/10/17, às 19h;

Campus Campos Centro – 10/10/17, às 14h (Entrada: 1Kg de alimento não perecível);

Campus Campos Guarus – 10/10/17, às 19h;

Campus Bom Jesus do Itabapoana – 17/10/17, às 10h, 14h e 16h.

Sinopse de Orfanato Lamed: o objetivo principal desse roteiro é falar sobre identidade de forma bimodal (Português e Libras). Utilizando um cenário imaginário, a peça desenvolve essas características nos ambientes do Orfanato Lamed e a floresta. Os personagens são Luisa, uma menina órfã cheia de questionamentos que vive um temporal no seu interior; tendo nascido surda, ela irá buscar sua identidade e nesta busca viverá uma aventura cheia de descobertas; Laodicéia, a governanta do Orfanato Lamed que negligencia seus cuidados às crianças; North, o boneco de Luisa que a guiará; Aurora e Helena, colegas do orfanato que dividem quarto com Luisa, representam o sofrimento vivido pelas crianças naquele lugar; Valentin e Amadeu, dois velhos com personalidades distintas, trarão comédia e entretenimento para o público; Turco, um comerciante viajante e esperto; Argos e Akíra, as raposas oportunistas que encontrarão Luisa na direção errada; sagazes, sempre estão no atalho pegando todos que entram por lá e levando até Ares para cumprir seus serviços prestados a ele; Ares, o senhor lobo é a representação da maldade que há no mundo. Olhe a bússola, para onde ela te guia?