Oportunidade

IFF seleciona estudantes bolsistas e voluntários para Projetos de Cultura e Diversidade

por Ana Paula Giori Fassarella / Comunicação Social da Reitoria publicado 03/01/2020 10h00, última modificação 31/08/2023 12h57
O período para inscrição será de 24 de janeiro a 04 de fevereiro.

O Instituto Federal Fluminense concederá 35 bolsas para estudantes regularmente matriculados na instituição, para participar de Projetos de Cultura e Diversidade. Além disso, também serão selecionados estudantes voluntários. As inscrições estarão abertas de 24 de janeiro a 04 de fevereiro de 2020 e deverão ser realizadas online pelo estudante no Módulo de Pesquisa e Extensão do Sistema Unificado de Administração Pública (Suap), no endereço eletrônico: suap.iff.edu.br.

Os alunos atuarão nos Projetos de Cultura e Diversidade inscritos por servidores do IFF e aprovados previamente. Serão concedidas bolas de Extensão e de Arte e Cultura de 12h ou 20h a estudantes com matrícula ativa. As bolsas terão vigência por 10 meses, no período de março a dezembro de 2020, com início das atividades previsto para 02 de março. O resultado da seleção de alunos será divulgado dia 21 de fevereiro.

Estudantes voluntários com participação sistemática nas ações do projeto cultural terão direito à obtenção de certificado de participação, mediante formalização de seu envolvimento por meio da assinatura do “Termo de Compromisso de Voluntário”.

O processo de seleção de Projetos de Cultura e Diversidade e de estudantes bolsistas e voluntários é regido pelo Edital Nº 154/2019. A primeira etapa foi a inscrição dos projetos por servidores do IFFluminense. Confira o Comunicado Nº 01/2019, contendo o resultado parcial da seleção de projetos, divulgado dia 20 de dezembro. O prazo para interposição de recursos vai até 20 de janeiro de 2020. O resultado final da seleção de projetos está previsto para ser divulgado dia 23 de janeiro.

De acordo com o edital, os projetos deverão focar em uma das quatro modalidades:

- Neabi: Os Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) têm como foco o acompanhamento, estudo e desenvolvimento da educação das relações étnico-raciais. Estão, dentre suas possíveis ações, a oferta de cursos de pós-graduação e de formação inicial e continuada (FIC) em educação das relações étnico-raciais para servidores e educadores de outras instituições; a pesquisa e a elaboração de materiais de referência para uso em sala de aula e o desenvolvimento de ações afirmativas em prol de grupos sociais formados a partir da diáspora africana e/ou de ascendência indígena.

- Nugedis: Os Núcleos de Estudos Sobre Gênero, Diversidade e Sexualidades (Nugedis) têm por objetivo se constituir num lócus de articulação e realização de estudos sobre gênero e de ações que promovam a igualdade de direitos, responsabilidades e oportunidades entre os gêneros.

- Centros de Memória: são locais de preservação e divulgação do acervo histórico-cultural de um determinado grupamento social. São projetos que se ocupam da preservação da memória do Instituto Federal Fluminense e dos grupos sociais que formam os territórios em que estão inseridos, incentivando a utilização de metodologias participativas na organização, preservação e divulgação do acervo.

- Projeto cultural: é a proposta a ser realizada por coletivo cujo foco central é a ação no campo da cultura, valorizando o protagonismo estudantil, em um ou mais dos seguintes segmentos: a) artes cênicas; b) artes visuais e artes digitais e eletrônicas; c) audiovisual; d) culturas populares; e) humanidades; f) música; g) patrimônio cultural.

Todas as informações podem ser acompanhadas pelo Portal de Seleções.

Cronograma:

Etapa/AtividadeData/Período
Publicação do Edital 10 de outubro de 2019
Inscrição de projetos 11 a 28 de outubro de 2019
Seleção dos projetos 29 de outubro a 18 de dezembro de 2019
Resultado parcial da seleção dos projetos 20 de dezembro de 2019
Prazo para recurso 20 de dezembro de 2019 a 20 de janeiro de 2020
Análise dos recursos 21 e 22 de janeiro de 2020
Resultado final da seleção dos projetos 23 de janeiro de 2020
Inscrição de estudantes nos projetos aprovados 24 de janeiro a 04 de fevereiro de 2020
Seleção dos estudantes 05 a 17 de fevereiro de 2020
Resultado da seleção de estudantes 21 de fevereiro  de 2020