IFF seleciona projeto de construção para instalação da Nova Reitoria

por admin publicado 22/08/2013 19h30, última modificação 31/08/2023 12h47
A Reitoria realizou na quarta-feira (21), no campus Campos-Centro, a cerimônia de premiação dos projetos de Arquitetura vencedores do Concurso de Ideias Nova Reitoria.

O Concurso elegeu os quatro melhores projetos para instalação da nova sede da Reitoria, desenvolvidos por alunos do Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo.

O projeto que ficou em primeiro lugar, premiado com um curso no exterior, recebeu o nome de “Luz e Sombra” e foi desenvolvido pelos alunos Rodrigo Carvalho, Karla Carvalho e Andrea Carvalho. Em segundo lugar foram premiados Raphael Mesquita, José Vitor Azevedo e Tamires Freitas, que fizeram jus a uma viagem técnica a Brasília-DF. O terceiro lugar contemplou a produção de Bruno Wyatt, Thais Carvalho, Mariane Sá Freire e Maiany Manhães Gonçalves, que foram premiados com uma viagem técnica às cidades históricas de Minas Gerais. E os estudantes Danyel Fernandes Lopes, Luan de Oliveira, Lucas Paes e Brenda Marcella de Souza receberam uma Menção Honrosa. Todos os alunos que participaram do Concurso receberam certificados.

— O projeto que fizemos foi direcionado às fachadas do prédio. Então elaboramos cubos que se protegem, mutuamente, do excesso de radiação das fachadas. Vamos aguardar o contato da Reitoria para saber quando o projeto será executado. — comentou Rodrigo, integrante do grupo que ficou como o 1.º colocado.

No total, foram selecionados nove trabalhos para concorrer às quatro primeiras colocações. O projeto que ficou em primeiro lugar será aplicado na reforma e construção das novas instalações da Reitoria em imóvel próprio, situado na Avenida Arthur Bernardes, 100 em Campos-RJ.

Segundo a professora Aline Couto, que leciona Arquitetura e integrou a Comissão Julgadora do Concurso, os projetos dos alunos tiveram um bom grau de desenvolvimento e foi difícil escolher o primeiro colocado.

“O Concurso também foi importante para a gente saber como está o processo pedagógico do curso e como ele pode ser melhorado. Esta é uma grande iniciativa do IFF que só contribui para a excelência de ensino que buscamos.”, relatou Aline.

Em seu discurso, o Reitor Luiz Augusto parabenizou os estudantes, destacando que princípios que regem os Institutos, a exemplo da sustentabilidade, estavam presentes nos projetos. Por fim, o Reitor chamou a atenção para o compromisso do curso de Arquitetura e Urbanismo do Instituto e parabenizou o Diretor Geral do Campus Campos-Centro.