Programa de Iniciação Tecnológica

IFF tem nove projetos selecionados para receber bolsas pela Faperj

por Ana Paula Giori Fassarella / Comunicação Social da Reitoria publicado 10/03/2020 08h45, última modificação 31/08/2023 12h58
O número de projetos do IFF contemplados pelo programa mais que quadruplicou em relação à edição anterior. Os estudos aprovados são do Polo de Inovação e dos Campi Campos Centro, Campos Guarus, Macaé, Itaperuna e Bom Jesus do Itabapoana.
IFF tem nove projetos selecionados para receber bolsas pela Faperj

Um dos projetos selecionados é do IFF Campus Bom Jesus e aborda a produção de cafés especiais.

Projetos do Insituto Federal Fluminense (IFF) foram selecionados pelo Programa de Iniciação Tecnológica da Fundação de Apoio à Ciência, Tecnologia e Inovação no Estado do Rio de Janeiro (Faperj), que divulgou, na última quinta-feira, 05 de março, o resultado da 1ª fase da seleção 2019/2º semestre.

Do total de 73 propostas aprovadas – entre as 146 submetidas ao programa – nove foram do IFF. Com isso, serão 45 mil reais em bolsas para alunos inovarem e empreenderem em projetos do Polo de Inovação, de Empresas Juniores e do Núcleo de Inovação Tecnológica da instituição. Nesta chamada, além do Polo de Inovação, foram contemplados projetos dos Campi Campos Centro, Campos Guarus, Macaé, Itaperuna e Bom Jesus do Itabapoana. Confira AQUI a lista das propostas contempladas.

Crescimento do número de projetos do IFF aprovados no programa

A aprovação de projetos do Instituto Federal Fluminense nesta edição do Programa de Iniciação Tecnológica mais que quadruplicou em relação à edição enterior, quando foram aprovados dois projetos, ambos ligados ao Polo de Inovação. “Para esta chamada, fizemos um evento com a Faperj em janeiro, para divulgação de seus editais de inovação. Esse crescimento, tanto de submissões, quanto de concessões, de profissionais do IFF, é muito relevante, pois posiciona nosso instituto como destaque estadual de desenvolvimento tecnológico e traz recursos extraorçamentários para nossos alunos, além de levar empreendedorismo e inovação para diversos campi, destaca o professor Henrique Rego Monteiro da Hora, diretor de Internacionalização e Inovação da Pró-reitoria de Pesquisa, Extensão e Inovação do Instituto Federal Fluminense.

Nesta terça-feira, dia 10 de março, estará aberta no SisFaperj a chamada para a indicação dos bolsistas, na qual cada proponente poderá indicar até dois candidatos à bolsa.

Saiba mais sobre o Programa de Iniciação Tecnológica da Faperj

Nas últimas edições, o Programa de Iniciação Tecnológica passou por mudanças com o objetivo de ampliar o seu escopo e marcar de forma mais clara as diferenças para o tradicional Programa de Iniciação Científica. Seu foco principal passou a ser o processo de inovação e as atividades de empreendedorismo. Estes projetos podem ser desenvolvidos em empresas juniores, Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs), incubadoras de empresas, Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) e micro, pequenas e médias empresas sediadas no Estado do Rio de Janeiro.

Neste sentido, o novo programa visa ir além da pesquisa básica, desenvolvendo nos graduandos as competências chave para o desenvolvimento tecnológico com foco na geração de inovações e para impulsionar o empreendedorismo inovador.

A ampliação de escopo conjugada com o esforço de divulgação capitaneado pela Diretoria de Tecnologia da Faperj logrou aumentar significativamente a demanda e o número de propostas aprovadas, que passou de 24 na última chamada para 73 na presente chamada.

Para o diretor de Tecnologia, “o novo conceito das Bolsas IT pretende oferecer ao estudante uma experiência na área de inovação, e da articulação entre universidades, ICTs e empresas, um campo no qual o Brasil é ainda muito carente”, disse Mauricio Guedes.

Confira a lista dos projetos do IFF contemplados por bolsas de Iniciação Tecnológica

Solicitante

Título do Projeto

Adriano Henrique Ferrarez

Avaliação de codigestor anaeróbio instalado em agroindústria de pequeno porte no Norte Fluminense

Eduardo Beline Da Silva Martins Gestão da manutenção de equipamentos utilizados em práticas educacionais
Faiossander Suela Projeto e construção de bancadas didáticas para modernização do laboratório de eletrotécnica do Instituto Federal Fluminense/Campos Centro
Faiossander Suela

Estudo de identificação de oportunidades de inserção de novos serviços e soluções em engenharia elétrica na cidade de Campos dos Goytacazes - uma ferramenta de suporte para a implantação da empresa júnior AVW Jr.

Henrique Rego Monteiro Da Hora

Desenvolvimento e implementação de tecnologias em gerenciamento de projetos em empresa júnior

Henrique Rego Monteiro Da Hora

Valoração de ativos de propriedade intelectual para transferência de tecnologia desenvolvida no IFF

Hilton Lopes Galvao

Apoio ao desenvolvimento da cafeicultura em busca da excelência e da produção de cafés especiais - da lavoura ao consumo de cafés de qualidade

Wagner Vianna Bretas

Disseminação da cultura da propriedade intelectual nos projetos de inovação do ecossistema local de inovação de Campos dos Goytacazes a partir do NIT-IFF

Wagner Vianna Bretas

Estruturação do processo de criação de spinoffs dentro do ecossistema local de inovação de Campos dos Goytacazes a partir da Aurea EJ

Com informações da Ascom Faperj.