Notícias

Oportunidades

IFF tem três novos cursos aprovados

por Comunicação Social da Reitoria publicado 11/08/2022 09h55, última modificação 31/08/2023 13h11
São Graduações em Engenharia Mecânica e Administração, além de Curso Técnico em Transporte Aquaviário. A previsão é que os editais de seleção sejam publicados em setembro deste ano. As aulas devem ter início no 1° semestre letivo de 2023.
Curso Técnico em Mecânica no IFF Itaperuna

Aula do Curso Técnico em Mecânica no IFF Campus Itaperuna, que agora conta também com formação em nível superior nessa área (Foto: Divulgação/IFF)

 

 Os estudantes de Itaperuna, Santo Antônio de Pádua, São João da Barra e região passam a contar com mais oportunidades de formação gratuita, numa instituição pública e de qualidade: o Instituto Federal Fluminense (IFF) terá três novos cursos, cujos Projetos Pedagógicos foram aprovados pela Câmara de Ensino do IFF, Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (Cenpei), Comissão de Avaliação do Projeto Pedagógico de Curso, Conselho de Campus e, posteriormente, enviados ao Conselho Superior da instituição (Consup) que, após análise, concedeu a aprovação final.

 

 “Mesmo diante de tantas dificuldades financeiras que a instituição vem enfrentando, estamos buscando construir novas possibilidades de formação para os estudantes de cada uma das regiões, a partir de um esforço de nossas comunidades".

Reitor Jefferson Manhães

  Os novos cursos são os seguintes: 

 

 Os editais de seleção dos alunos, pelo Processo Seletivo e Vestibular do IFFluminense e também pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), estão previstos para ser publicados no próximo mês, setembro. As aulas devem ter início no 1° semestre letivo de 2023.

 

 

 >> Curso Superior em Engenharia Mecânica - Campus Itaperuna

 O IFFluminense Campus Itaperuna abrirá sua primeira turma de Graduação em Engenharia Mecânica. Haverá oferta de vagas pelo Vestibular do IFF e também por meio do Sisu. O início das aulas deve ocorrer no 1º semestre letivo de 2023. Serão selecionados, ao todo, 40 estudantes para essa primeira turma.

 Esse será o terceiro curso superior oferecido pelo Campus Itaperuna, que atualmente conta com turmas do Bacharelado em Sistemas de Informação e da Licenciatura em Química. O curso de Engenharia Mecânica terá duração de cinco anos, com aulas presenciais em período integral, predominantemente nos turnos da manhã e tarde. O novo bacharelado vem sendo construído desde 2018, com a participação de professores de diversas áreas do campus.

 O Estudo de Viabilidade do curso fez um levantamento aprofundado de questões específicas e potencialidades da região, considerando um raio de 250 quilômetros do campus que inclui, além de municípios do Norte e Noroeste Fluminense, cidades do Sul Capixaba e da Zona da Mata Mineira. A implantação do Bacharelado em Engenharia Mecânica não acarretará o fim da formação técnica que é ofertada no campus.

 

 >> Curso Superior em Administração - Campus Santo Antônio de Pádua

 Será a primeira graduação do IFF Santo Antônio de Pádua. A previsão é que sejam disponibilizadas 30 vagas já no próximo Vestibular do IFF, além de outras 10 via Sisu, e início das aulas em 2023.

 O curso de Bacharelado em Administração terá duração de quatro anos, com aulas no turno da noite, pautado na transdisciplinaridade, com projetos extensionistas, foco humanista, e um currículo voltado para a Indústria, o Comércio e Serviços Públicos e Privados, objetivando promover uma transformação profissional na região, pois o município de Santo Antônio de Pádua e região têm como muito fortes o comércio, a indústria e os serviços.

 O IFF Pádua entrou em funcionamento em 2015 e, atualmente, oferece cursos técnicos nas áreas de Administração, Edificações, Automação Industrial e Mecânica.

 

 >> Curso Técnico em Transporte Aquaviário - Campus Avançado São João da Barra

 O curso será ofertado na modalidade integrada ao ensino médio, o que significa que o estudante cursa o ensino médio em conjunto com o curso técnico, substituindo a oferta de vagas para o Curso Técnico em Construção Naval a partir de 2023.

 No estudo de viabilidade para a oferta do novo curso foi identificada alta demanda dos arranjos produtivos locais pelo perfil profissional. Atualmente, o Porto do Açu, localizado no município de São João da Barra, abriga a maior base de apoio offshore do mundo, tem o terceiro maior terminal de minério de ferro do Brasil, é responsável por 25% das exportações brasileiras de petróleo e já é o terceiro maior porto nacional em movimentação de cargas.

 Em análise das atividades exercidas pelas empresas do complexo portuário localizado no município de São João da Barra, foi identificada a necessidade de formação do profissional capaz de operar movimentação em terminal, em logística e em navegação, além de coordenar e fiscalizar as atividades de prestação de serviços de transporte aquaviário. Segundo dados da Plataforma Nilo Peçanha (PNP), o Campus Avançado São João da Barra será a segunda unidade da Rede Federal a ofertar o Curso Técnico em Transporte Aquaviário.

 Acompanhe a página do Curso Técnico em Transporte Aquaviário para mais informações.

 

 Criação de oportunidades

 Na avaliação do reitor do IFFluminense, Jefferson Manhães de Azevedo, os novos cursos contribuirão muito para toda a área onde os campi estão inseridos, que envolve os estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, gerando, assim, oportunidades de formação profissional e desenvolvimento regional.

 “Mesmo diante de tantas dificuldades financeiras que a instituição vem enfrentando, temos buscado construir novas possibilidades de formação para os estudantes de cada uma das regiões, a partir de um esforço de nossas comunidades. Nós sabemos o quanto é importante o acesso à Educação Profissional e Tecnológica no nível técnico, mas também no nível superior, e isso faz com que jovens, adultos e os trabalhadores possam ter próximo à sua casa a possibilidade de se qualificar”, analisa o reitor.

 Jefferson conclui dizendo que os cursos estão bastante sintonizados com os arranjos produtivos da região. “E são uma resposta do Instituto Federal Fluminense a esse momento difícil que nós estamos enfrentando, mas temos que colocar tudo que temos, olhando todas as potencialidades da instituição para oferecer uma educação pertinente para a vida das pessoas", finaliza.

 


 Com informações da Comunicação dos Campi Itaperuna, Santo Antônio de Pádua e Avançado São João da Barra.





 √ Participe da campanha IFF Solidário: Saiba mais

 √ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!