Projeto Carolinas

IFF transmite evento sobre prevenção ao HIV/Aids no contexto da pandemia da Covid-19

por Comunicação Social da Reitoria publicado 05/01/2021 12h45, última modificação 31/08/2023 13h01
A live de abertura do evento promovido pela ONG Nação Basquete de Rua, com o apoio do IFFluminense, será transmitida pelo IFFTube nesta quarta-feira, dia 06 de janeiro, às 18h.

Evento será realizado de janeiro a março de 2021

A Organização Não Governamental Nação Basquete de Rua (ONG NBR) e o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids da América Latina e do Caribe - Unaids/Onusida promoverão um evento voltado para a prevenção ao HIV no contexto da pandemia da Covid-19 nas favelas. A live de abertura do evento, que conta com o apoio da Pró-reitoria de Extensão, Cultura, Esportes e Diversidade do IFFluminense,  será realizada nesta quarta-feira, dia 06 de janeiro, às 18h, com transmissão pelo IFFTube.

A programação faz parte do Projeto Carolinas, que busca o fortalecimento, a autonomia e a visibilidade de novas lideranças na promoção da saúde e prevenção contra o HIV entre jovens mulheres, moradoras de favelas e periferias de Campos dos Goytacazes-RJ, por meio de formações online sobre direitos sexuais e reprodutivos, prevenção combinada do HIV/Aids, cuidados dentro do contexto da pandemia do novo coronavírus, autocuidado e saúde mental, dentre outros. O objetivo principal é a formação de 20 multiplicadoras sociais para atuação em suas comunidades.

A palestra de abertura será ministrada pela assessora de Apoio Comunitário do Unaids Brasil, Ariadne Ribeiro, e pela psicóloga, vice-presidente da ONG NBR e coordenadora do Projeto Carolinas, Tamillys Lirio.

Programação online - o evento será realizado de janeiro a março de 2021 e terá diversas atividades em sua programação, como capacitações, rodas terapêuticas sobre saúde mental e autoestima, além de palestras e mesas-redondas transmitidas pelo IFFTube e abertas à participação de estudantes, servidores e comunidades externas vinculadas aos Núcleos de Estudos sobre Gênero, Diversidade e Sexualidade (Nugedis) e de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do IFFluminense.

O coordenador de Políticas Culturais e Diversidade da Pró-reitoria de Extensão do IFF, Jonas Defante, destaca a importância do evento e da parceria do Instituto para expansão e multiplicação das ações do projeto para além do território campista, alcançando outras regiões de abrangência da instituição.

“As transmissões ao vivo pelo IFFTube poderão alcançar mulheres de outros municípios, oportunizando a formação de multiplicadoras de informações e boas práticas em saúde, prevenindo o HIV/AIDS e demais Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), além de reduzir os impactos da Covid-19 em suas comunidades”, afirma Jonas.

A programação completa será divulgada em breve na página do evento, disponível no endereço eventos.iff.edu.br/carolinas

Além do IFFluminense e do Unaids, a ação conta com o apoio do Sicoob Instituto, Sindipetro NF e do Porto do Açu.

Saiba mais: a ONG Nação Basquete de Rua, criada em 2006, é fruto do sonho de jovens das periferias de Campos, apaixonados pelo basquete, que almejavam fomentar a prática do basquete de rua e das vertentes do Hip Hop (cultura urbana) como ferramentas de inclusão social. Atualmente, a ONG busca contribuir com a construção de novas narrativas para crianças, jovens e suas comunidades, usando o esporte, a cultura, o acesso à informação e o diálogo amplo e horizontalizado como pilares centrais de seus programas, projetos e atividades.