IFF, Uenf e UFF discutem Mobilidade Acadêmica

por admin publicado 24/06/2013 14h24, última modificação 31/08/2023 12h46
Representantes das três instituições de ensino se reuniram com integrantes do Movimento Ampliando o Conhecimento para discutir mobilidade acadêmica.

As três maiores instituições públicas de ensino da região – Instituto Federal Fluminense (IFF), Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) e Universidade Federal Fluminense (UFF) – têm consolidada uma parceria que envolve diversas ações. Um exemplo é o Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica (Confict), que este ano chegou na sua quinta edição.

Devido ao sucesso dessa integração e à importância de compartilhar ideias para promover o desenvolvimento não só do ensino, como da pesquisa e da extensão, as três instituições buscam, agora, consolidar um convênio de mobilidade acadêmica.

A mobilidade acadêmica já acontece de forma isolada, mas a intenção é sistematizar essa ação. Estimulados pelo Movimento Ampliando o Conhecimento – formado por estudantes de Campos-RJ – representantes do IFF, da UFF e da Uenf se reuniram na quarta-feira, 19 de junho de 2013, na Uenf.

No encontro foi discutido o “Programa Ampliando o Conhecimento – Mobilidade Acadêmica”, que possibilitará aos estudantes cursar disciplinas tanto em sua instituição de origem como em uma outra parceira, assim como a utilização de laboratórios, entre outras atividades. Estuda-se, também, a possibilidade de mobilidade entre os professores.

“O conhecimento é muito mais amplo que o muro da escola e a mobilidade acadêmica proporciona essa troca de experiências, visto que cada instituição trabalha com uma perspectiva, seja acadêmica ou tecnológica, os laboratórios são diferentes, entre outros aspectos. A mobilidade acadêmica é a extensão do conhecimento”, disse o Pró-Reitor de Ensino do IFF, Carlos Márcio Lima.

Carlos Márcio explicou que, através de Grupos de Trabalhos (GTs) formados por estudantes e coordenadores dos cursos, será feita uma tabela de equivalência, estabelecidos métodos de avaliação e desempenho e quais disciplinas poderão ser aproveitadas.

Uma nova reunião será realizada para avaliar os avanços das discussões dos GTs e discutir a minuta do convênio, no dia 01 de agosto de 2013. A expectativa é que a parceria seja firmada ainda neste ano.

"Nós alunos estamos muito satisfeitos com o empenho e boa vontade dos Pró-Reitores do IFF e Uenf, e do Diretor da UFF Campos na realização da parceria. Agora convocamos a ajuda de todos os alunos e dos Centros Acadêmicos para as atividades dos Grupos de Trabalhos", disse Saulo Jardim, representante dos estudantes da UFF.

Participaram da reunião o Pró-Reitor de Ensino do IFF, Carlos Márcio Lima, a Pró-Reitora de Graduação da Uenf, Profª. Ana Beatriz Garcia e o Diretor da UFF em Campos dos Goytacazes, Prof. Hernán Armando Mamani. Representaram o movimento Ampliando o Conhecimento os alunos: Paula Pontes (Uenf), Fernando Silva (UFF), Saulo Jardim (UFF) e Braullio Fontes (Uenf).

(Publicado em 24/06/2013)

Ascom IFF com Movimento Ampliando o Conhecimento (https://www.facebook.com/ampliandooconhecimentouffuenfiff)