IFF vai aplicar o teste TOEFL ITP

por admin publicado 04/09/2014 18h50, última modificação 31/08/2023 12h47
Instituto vai aplicar, gratuitamente, o teste TOEFL ITP para estudantes do ensino superior e servidores interessados. As inscrições já estão abertas.

O Governo Federal, por meio do Programa Inglês sem Fronteiras (IsF) do Ministério da Educação (MEC) e Secretaria de Ensino Superior (SESu) e CAPES, vai ofertar aplicações gratuitas do teste de nivelamento em língua inglesa TOEFL ITP a alunos de graduação, mestrado e doutorado de universidades federais, universidades estaduais e institutos federais e também alunos que realizarem inscrições em editais do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF ).

Também serão contemplados os servidores ativos dos institutos e universidades federais. Essa iniciativa permitirá ao candidato conhecer sua proficiência em língua inglesa e o resultado do exame, ou score, poderá ser utilizado como comprovante de proficiência para os editais do Programa CsF direcionados a algumas universidades no exterior e outros programas de intercâmbio governamentais.

Poderão participar das aplicações alunos e servidores dos 29 institutos federais credenciados como Centros Aplicadores do Programa IsF; entre eles, está o Instituto Federal Fluminense (IFFluminense).

As inscrições foram iniciadas em 18 de agosto e seguem até 24 de novembro, no site do Programa IsF: isf.mec.gov.br. No IFFluminense, as aplicações das provas ocorrerão nos dias 13 de setembro, 20 de setembro, 27 de setembro, 18 de outubro, 08 de novembro e 29 de novembro, no campus Campos Centro. São oferecidas 575 vagas.

A coordenadora do Programa no IFF, Edméa Barbosa Nogueira Dias, alerta para a importância de fazer a inscrição com antecedência. “Quem deixar para a última hora só terá cinco dias para a data da última prova, em 29 de novembro. Quem fizer a inscrição antes, terá mais opções de datas”, enfatiza.

Para fazer a inscrição, o estudante deverá estar regularmente matriculado em curso de graduação, mestrado ou doutorado de instituição credenciada como Centro Aplicador. Para conhecer as instituições participantes, clique AQUI. Já os servidores deverão estar regularmente matriculados e inseridos no sistema SIAPE e pertencer ao quadro de funcionários ativos de instituição credenciada.

Em caso de dúvidas, o interessado deverá entrar em contato com a coordenadora do Programa, professora Edméa, pelo e-mail edias@iff.edu.br.

“Para qualquer dificuldade na inscrição, é importante que os usuários se dirijam ao FALE CONOSCO. O contato pode ser feito pelo 0800-616161, mas recomendamos que o registro da ocorrência seja feito por meio do formulário escrito, pois além de informar todos os dados, o usuário poderá anexar prints das telas com as mensagens dadas pelo sistema”, explica Edméa.

Saiba Mais: As aplicações do teste de nivelamento TOEFL ITP fazem parte das ações do Programa Inglês sem Fronteiras, que visa incrementar a elegibilidade dos discentes das Instituições de Ensino Superior à mobilidade internacional estudantil, a partir do desenvolvimento da proficiência em Língua Inglesa. Saiba mais em isf.mec.gov.br.

Dicas sobre testes de proficiência AQUI.

IFF nas redes sociaishttp://portal.iff.edu.br/redessociais

(Publicada em 21/08/2014 e republicada em 04/09/14)