IFF vai oferecer novo curso em parceria com UTN.BA

por admin publicado 14/05/2013 19h40, última modificação 31/08/2023 12h47
Reunião do IFF com a Universidade Tecnológica Nacional (Buenos Aires) definiu os detalhes sobre pós-graduação lato sensu em Engenharia Naval a ser oferecido no Instituto.

Representantes da Universidade Tecnológica Nacional - Faculdade Regional Buenos Aires (UTN.BA) e representantes do Instituto Federal Fluminense (IFF) acertaram os detalhes do novo curso de pós-graduação lato sensu  em Engenharia de Construção Naval com ênfase em Metalurgia e Soldagem, em reunião realizada nesta terça-feira, 14 de maio de 2013, na Reitoria, em Campos dos Goytacazes-RJ.

As duas instituições já vem discutindo esta parceria há alguns meses. A ideia é que professores da UTN.BA, que possuem vasta experiência na área de Construção Naval, possam ajudar o IFF na implantação do projeto.

O curso deverá ser estruturado com as disciplinas: A Indústria da Construção Naval; Gestão de Projetos de Construção Naval; Fabricações e Montagem de Navios; Ensaios não destrutivos; Propriedades mecânicas dos metais; Materiais  navais; Soldagem de Ligas Metálicas Especiais; Metalurgia da soldagem (metalografia); Técnicas e equipamentos de soldagem e Prática de oficinas.

As aulas vão acontecer no campus Campos-Centro – sede do curso - e no campus Campos-Guarus. O curso também contará com a parceria do campus Macaé, que cederá equipamentos.

Segundo o Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação do IFF, José Augusto Ferreira, a oferta do curso vem ao encontro da demanda regional na perspectiva dos novos investimentos como o Complexo Portuário do Açu e o Complexo Campos-Barra do Furado.

“Um dos objetivos desse novo curso é promover a atualização de servidores do Instituto Federal Fluminense e também, claro, qualificar as pessoas para a demanda na região”, comentou.

Estiveram presentes na reunião o representante da UTN.BA,  o engenheiro e professor Cesar Legaspi; representando o IFF, além do Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação, José Augusto, marcaram presença a Diretora de Pesquisa e Inovação, Sandra Soares, o Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação do campus Campos-Centro, Pedro Castelo Branco; o Diretor de Extensão do campus Campos-Centro, Jonivan Lisboa; a professora Angélica Cunha, do campus Macaé; e o professor Alan Ramalho, do campus Campos-Guarus.

(Publicada em 14/05/2013)