Notícias

Cultura

IFF vai realizar o seminário Memória e Patrimônio Escolar no Rio de Janeiro

por Comunicação Social da Reitoria publicado 17/07/2025 14h40, última modificação 28/07/2025 14h50
As inscrições estão abertas a todos os interessados no tema e podem ser feitas até o dia 18 de agosto pelo Portal de Eventos do IFF.
IFF vai realizar o seminário Memória e Patrimônio Escolar no Rio de Janeiro

Encontro promete reflexões e apontamentos que valorizem a preservação da memória institucional (Arte: Julio Negri/IFF).

  

Resumo
Seminário Memória e Patrimônio Escolar no Rio de Janeiro
20 de agosto, das 9h30min às 19h30min, no Campus Campos Centro
Inscrições abertas até 18 de agosto, no Portal de Eventos do IFF
Programação AQUI

 O Instituto Federal Fluminense vai realizar o Seminário Memória e Patrimônio Escolar no Rio de Janeiro, no dia 20 de agosto de 2025, a partir das 09h30min, no auditório Miguel Ramalho do Campus Campos Centro. 

 O objetivo é reunir estudantes, pesquisadores, professores e técnico-administrativos atuantes nos Centros de Memória do IFF, além do público em geral para debaterem sobre os aspectos que envolvem o trabalho de preservação e difusão da memória escolar. 

 “Analisar a história das instituições escolares é uma excelente forma de compreender as dinâmicas da sociedade e, para que isso aconteça, é fundamental preservar as fontes a partir das quais é possível realizar esse trabalho reflexivo. Além disso, a memória institucional é um patrimônio que revela o valor destas instituições e dá conta do importante lugar que as escolas ocupam na sociedade como formadoras e dinamizadoras de saberes e fazeres desenvolvidos ao longo do tempo”, ressalta Aline Portilho, coordenadora de Políticas Culturais e Diversidade da Reitoria do IFF

 Na programação, haverá duas mesas-redondas compostas por especialistas de outras instituições e do IFF, além de uma reunião interna com os Centros de Memória e projetos que atuam com a memória no Instituto, voltada a coordenadores e bolsistas, para compartilhamento do trabalho que tem sido feito nos campi e planejamento de ações futuras. 

 De acordo com Aline, a presença de especialistas no tema será importante para debater e tecer reflexões junto à comunidade do instituto, contribuindo para a qualificação de práticas internas. “Em momentos difíceis nos quais a ciência vem sendo enfraquecida e desvalorizada, qualificar o trabalho de preservação da memória escolar colabora para a construção do saber, do conhecimento e, por consequência, da ciência como patrimônios coletivos que precisam ser reconhecidos e jamais desprezados”, enfatiza.

 As inscrições, gratuitas, podem ser feitas no Portal de Eventos do IFF  até o dia 18 de agosto. 

 Esta é uma ação organizada pela Coordenação de Políticas Culturais e Diversidade, ligada à Diretoria de Políticas de Formação Integral da Pró-reitoria de Políticas Estudantis do IFF com os Centros de Memória e apoio do Campus Campos Centro.

 

PROGRAMAÇÃO

√ 09h30min: Mesa oficial de abertura

√ 10h: Mesa redonda Memória e Patrimônio Escolar

  • Silvia Alicia Martínez (Uenf)

  • Maria Lúcia Mendes de Carvalho (coordenadora do projeto Memórias e História da Educação Profissional e Tecnológica - Centro Paula Souza / São Paulo) 

  • Larissa Manhães Ferreira (Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho - Campos dos Goytacazes)

  • Mediação: Rodrigo Rosselini Julio Rodrigues (coordenador do Centro de Memória do IFF Campus Campos Centro)

√ 14h: Mesa redonda Agir com o Patrimônio e a Memória na Educação

  • Catharina Reis Queiroz Prata (professora do Curso Superior de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo do IFF Campus Campos Centro)

  • Raimundo Helio Lopes (professor do Curso Superior de Licenciatura em História do IFF Campus Macaé, coordenador do Pibid História - IFF Macaé)

  • Wallace da Silva Mello (professor de História do IFF Campus Quissamã, editor assistente da Série Memórias Fluminenses - Essentia Editora)

  • Mediação: Juliana Gomes da Rocha Barreiros Alves (coordenadora do Centro de Memória do IFF Campus Macaé)

√ 16h30min - 19h30min: Reunião dos Centros de Memória