Notícias
Cultura
IFF vai realizar o seminário Memória e Patrimônio Escolar no Rio de Janeiro
Encontro promete reflexões e apontamentos que valorizem a preservação da memória institucional (Arte: Julio Negri/IFF).
| Resumo |
| Seminário Memória e Patrimônio Escolar no Rio de Janeiro |
| 20 de agosto, das 9h30min às 19h30min, no Campus Campos Centro |
| Inscrições abertas até 18 de agosto, no Portal de Eventos do IFF |
| Programação AQUI |
O Instituto Federal Fluminense vai realizar o Seminário Memória e Patrimônio Escolar no Rio de Janeiro, no dia 20 de agosto de 2025, a partir das 09h30min, no auditório Miguel Ramalho do Campus Campos Centro.
O objetivo é reunir estudantes, pesquisadores, professores e técnico-administrativos atuantes nos Centros de Memória do IFF, além do público em geral para debaterem sobre os aspectos que envolvem o trabalho de preservação e difusão da memória escolar.
“Analisar a história das instituições escolares é uma excelente forma de compreender as dinâmicas da sociedade e, para que isso aconteça, é fundamental preservar as fontes a partir das quais é possível realizar esse trabalho reflexivo. Além disso, a memória institucional é um patrimônio que revela o valor destas instituições e dá conta do importante lugar que as escolas ocupam na sociedade como formadoras e dinamizadoras de saberes e fazeres desenvolvidos ao longo do tempo”, ressalta Aline Portilho, coordenadora de Políticas Culturais e Diversidade da Reitoria do IFF.
Na programação, haverá duas mesas-redondas compostas por especialistas de outras instituições e do IFF, além de uma reunião interna com os Centros de Memória e projetos que atuam com a memória no Instituto, voltada a coordenadores e bolsistas, para compartilhamento do trabalho que tem sido feito nos campi e planejamento de ações futuras.
De acordo com Aline, a presença de especialistas no tema será importante para debater e tecer reflexões junto à comunidade do instituto, contribuindo para a qualificação de práticas internas. “Em momentos difíceis nos quais a ciência vem sendo enfraquecida e desvalorizada, qualificar o trabalho de preservação da memória escolar colabora para a construção do saber, do conhecimento e, por consequência, da ciência como patrimônios coletivos que precisam ser reconhecidos e jamais desprezados”, enfatiza.
As inscrições, gratuitas, podem ser feitas no Portal de Eventos do IFF até o dia 18 de agosto.
Esta é uma ação organizada pela Coordenação de Políticas Culturais e Diversidade, ligada à Diretoria de Políticas de Formação Integral da Pró-reitoria de Políticas Estudantis do IFF com os Centros de Memória e apoio do Campus Campos Centro.
PROGRAMAÇÃO
√ 09h30min: Mesa oficial de abertura
√ 10h: Mesa redonda Memória e Patrimônio Escolar
-
Silvia Alicia Martínez (Uenf)
-
Maria Lúcia Mendes de Carvalho (coordenadora do projeto Memórias e História da Educação Profissional e Tecnológica - Centro Paula Souza / São Paulo)
-
Larissa Manhães Ferreira (Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho - Campos dos Goytacazes)
-
Mediação: Rodrigo Rosselini Julio Rodrigues (coordenador do Centro de Memória do IFF Campus Campos Centro)
√ 14h: Mesa redonda Agir com o Patrimônio e a Memória na Educação
-
Catharina Reis Queiroz Prata (professora do Curso Superior de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo do IFF Campus Campos Centro)
-
Raimundo Helio Lopes (professor do Curso Superior de Licenciatura em História do IFF Campus Macaé, coordenador do Pibid História - IFF Macaé)
-
Wallace da Silva Mello (professor de História do IFF Campus Quissamã, editor assistente da Série Memórias Fluminenses - Essentia Editora)
-
Mediação: Juliana Gomes da Rocha Barreiros Alves (coordenadora do Centro de Memória do IFF Campus Macaé)
√ 16h30min - 19h30min: Reunião dos Centros de Memória