Concurso Vestibular

IFFluminense aplica as provas do Vestibular 2018 - 1.° Semestre

por Comunicação Social da Reitoria publicado 27/11/2017 11h58, última modificação 31/08/2023 12h44
Os candidatos aos cursos de graduação do IFF realizaram no domingo, 26 de novembro de 2017, as provas da 1.ª fase do Vestibular 2018 - 1.º Semestre.
IFFluminense aplica as provas do Vestibular 2018 - 1º semestre

As provas da 1.ª fase do Vestibular 2018 - 1.º Semestre do Instituto Federal Fluminense (IFF) foram aplicadas na manhã de domingo, 26 de novembro de 2017, das 8h30min às 12h30min, em Bom Jesus do Itabapoana, Cabo Frio, Campos Centro, Campos Guarus, Itaperuna e Macaé. O percentual da presença foi de 82,9% em relação ao número total de inscritos.

Os candidatos aos cursos de graduação (Bacharelados, Tecnólogos e Licenciaturas) responderam a uma prova objetiva, composta por 50 questões de múltipla escolha, cujo gabarito pode ser conferido AQUI. Os recursos contra o gabarito devem ser protocolados no dia 27 de novembro de 2017, no protocolo do campus ofertante do curso pretendido pelo candidato.

As provas da 1.ª fase continuaram na parte da tarde, das 15h às 18h, para os candidatos aos cursos de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo e de Tecnologia em Design Gráfico, com a prova de aptidão específica. Arquitetura e Urbanismo é um dos cursos com maior número de inscritos, com 414 candidatos. Ambos cursos são ofertados no Campus Campos Centro. Para conhecer a relação candidato/vaga do Vestibular 2018, acesse AQUI.

Mariana Gomes, aluna do último ano do Ensino Médio e candidata a uma vaga do Bacharelado em Engenharia Ambiental, do Campus Campos Guarus, comenta que “algumas coisas foram difíceis, especialmente em Matemática, mas em geral gostei da prova e acredito que a 2.ª fase será mais complicada”. A candidata acrescenta que escolheu o curso pela afinidade em Química e Biologia.

O participante Pedro Barbosa, que concorre a uma vaga para a Engenharia de Controle e Automação, ofertada no Campus Campos Centro, avalia a prova como mais complicada em relação aos outros anos em que participou da seleção: “esse ano a prova foi mais difícil que no ano passado e retrasado, em que também participei, e acredito que seja por conta da necessidade em afunilar a seleção”, afirma.

O diretor de Gestão Acadêmica e Políticas de Acesso, Marcelo Sarmento, afirma que a aplicação das provas transcorreu tranquilamente e ressalta que “os números demonstram o grande interesse da comunidade nos cursos da Instituição, o que aumenta a nossa responsabilidade, pois há grande expectativa por parte dos candidatos e das suas famílias”, pontua.

A divulgação do resultado da 1.ª fase acontecerá no dia 11 de dezembro e a 2.ª fase ocorrerá no dia 17 de dezembro de 2017.