Seleções 2018

IFFluminense aplica provas do Processo Seletivo e do Concurso Vestibular: veja os gabaritos

por Comunicação Social da Reitoria publicado 11/06/2018 15h27, última modificação 31/08/2023 12h50
Provas são aplicadas em diversos campi do IFF e também na Universo, em Campos-RJ.

O Instituto Federal Fluminense aplicou as provas do Processo Seletivo para os Cursos Técnicos de Nível Médio e da 1.ª fase do Concurso Vestibular no último domingo, dia 11 de junho. O processo de seleção foi realizado das 8h30min às 11h30min, para os candidatos às vagas para os Cursos Técnicos de Nível Médio, e das 8h30min às 12h30min,  para os candidatos da 1.ª fase do Concurso Vestibular. As provas foram aplicadas nos campi do IFF em que as vagas estão sendo ofertadas e na Universo, em Campos-RJ.

A estudante Lara Andrade, que concorreu à vaga em Licenciatura em Educação Física no Campus Campos Centro, falou sobre a expectativa para a prova. "Foram algumas semanas de estudo, pois o curso de Educação Física é bastante concorrido. Ao meu ver, isso se deve pelo fato da graduação no IFF ser bem completa", afirmou.

Lara está certa.  O curso de Licenciatura em Educação Física foi o com o maior número de candidatos e com a maior concorrência, com 244 inscrições confirmadas para 15 vagas, obtendo 16,2 na relação candidato/vaga. Já no Processo Seletivo, o Curso Técnico Subsequente em Enfermagem do Campus Campos Guarus foi o que teve o maior número de candidatos e a maior concorrência, com 282 inscrições confirmadas para 30 vagas, obtendo 9,4 na relação candidato/vaga.

Já Pedro de Almeida, candidato a vaga em Licenciatura em Matemática, contou que fez sua inscrição motivada por familiares. "Algumas pessoas da minha família me incentivaram a fazer a prova. É minha primeira tentativa. Estou bem nervoso, mas espero que consiga ir bem", disse.

Ao todo, estão sendo ofertadas 680 vagas para os diversos Cursos Técnicos de Nível Médio, nos campi Bom Jesus do Itabapoana, Cabo Frio, Campos Centro, Campos Guarus, Itaperuna, Quissamã e Campus Avançado São João da Barra. Para o Concurso Vestibular, são ofertadas 354 vagas para Cursos de Graduação de Bacharelado, de Licenciatura e de Tecnologia, nos campi Campos Centro, Campos Guarus, Itaperuna e Macaé.

O diretor de Gestão Acadêmica e Políticas de Acesso, Marcelo Sarmento, afirmou que "as provas ocorreram  conforme planejado e sem nenhuma excepcionalidade. Destacamos o papel da comissão de processos seletivos, que tem atuado no sentido de garantir toda estrutura para que os candidatos realizem as suas provas com total tranquilidade".

O resultado final do Processo Seletivo será divulgado no dia 28 de junho. Já as provas da 2.ª fase do Vestibular serão aplicadas no dia 08 de julho e o resultado final está previsto para 02 de agosto. Todas as informações estão disponíveis no endereço eletrônico www.selecoes.iff.edu.br.

Clique AQUI para conferir o gabarito oficial do Processo Seletivo para os Cursos Técnicos de Nível Médio.

Clique AQUI para conferir o gabarito oficial da 1.ª fase do Concurso Vestibular.