IFFluminense capta recursos para inovação e empreendedorismo

por Comunicação Social da Reitoria publicado 04/12/2018 15h18, última modificação 31/08/2023 12h52
Verba captada será investida em projetos pelos próximos dois anos.
IFFluminense capta recursos para inovação e empreendedorismo

O Instituto Federal Fluminense captou recursos para investimentos em inovação e empreendedorismo, em dois projetos que serão desenvolvidos ao longo dos próximos dois anos. A verba será destinada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), que abriu editais para fomento dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT), de Apoio às Incubadoras de empresas, entre outras iniciativas.

O primeiro edital contemplou com uma verba de R$ 177 mil o projeto do NIT do IFF intitulado "Difusão da cultura da Inovação e Transferência de Tecnologia no âmbito do IFFluminense", que prevê palestras e cursos em todas as regiões de atuação do Instituto, difundindo a cultura da inovação para alunos e servidores, além de auxílio técnico nos processos de transferência de tecnologia, aliado ao Polo de Inovação Campos dos Goytacazes.

Já o segundo edital destinou R$ 218 mil para o projeto "Fortalecimento e ampliação da atuação da TEC Campos como dinamizadora do empreendedorismo e da inovação em prol do desenvolvimento socioeconômico regional", que capta recursos para a TEC Campos, incubadora de empresas.

O diretor de Internacionalização e Inovação do IFF, Henrique da Hora, destacou a importância dos recursos. "Este edital da Faperj irá possibilitar que o NIT vá a todas as regiões do IFFluminense e dê palestras na área, para disseminar a cultura da Inovação entre nossos estudantes. Também irá nos possibilitar conseguir auxílio para transferir algumas tecnologias produzidas pelos nossos estudantes para empresas do nosso entorno, promovendo assim o desenvolvimento regional", disse.

Em relação à verba destinada à incubadora, Henrique destacou que "é importantíssima para garantir seu funcionamento. Demos um direcionamento à TEC Campos para empresas de base tecnológica, e este recurso será aplicado no fomento de empresas e start-ups nesta linha, alinhados com o Polo de Inovação", finalizou.