IFFluminense conquista novas emendas parlamentares

por Comunicação Social da Reitoria publicado 17/11/2017 14h12, última modificação 10/10/2023 12h32
Serão destinados mais de R$ 5,3 milhões em recursos para o IFF, para o orçamento 2018. No total, já são quase R$ 12 milhões em emendas parlamentares.
IFFluminense conquista novas emendas parlamentares

O Instituto Federal Fluminense (IFF) receberá recursos da ordem de R$ 5.350.000,00 para complementação do orçamento 2018, destinados por deputados federais e senadores, por meio de emendas parlamentares individuais e impositivas, que possuem determinação para serem realizadas.

As novas emendas, que contribuirão para a melhoria de infraestrutura e consolidação de diversas unidades do IFF, foram destinadas pelos senadores Lindbergh Farias e Eduardo Lopes, e pelos deputados federais Zé Nalim, Roberto Sales, Paulo Feijó, Glauber Braga, Luiz Sérgio, Jean Wyllys, Marcos Antônio Cabral, Alexandro Molon, Cabo Daciolo e Chico Alencar, conforme mostra o quadro abaixo:

De acordo com o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do IFF, José Luiz Boynard, o Instituto ainda definirá para quais ações serão destinados os recursos. “A destinação será feita de acordo com o Plano Diretor de Infraestrutura, que está sendo construído no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e que irá definir as prioridades para destinação de recursos”.

A captação desses recursos complementares é fruto do trabalho da Diretoria de Relações Institucionais, criada em 2016 e que tem a frente o professor Fernando Ferrara, com o objetivo de promover ações que visam buscar, junto aos parlamentares (deputados federais e senadores), emendas ao orçamento da união para investimentos na Reitoria e nos campi.

“Dentro do cenário atual, de escassez de recursos para investimentos, esse aporte de verbas complementares vem priorizar o término de estruturas e a consolidação dos campi que ainda não estão consolidados”, destaca Fernando.

Além das novas emendas para o orçamento 2018, o IFF obteve recentemente o descontingenciamento de R$ 1,3 milhão do total de R$ 6.607.537,00 de recursos, conquistados no ano passado para o orçamento 2017, de emendas parlamentares dos deputados federais Otávio Leite, Chico D'angelo e Jandira Feghali, destinadas para os Núcleos de Apoio a Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (Napnee), despesa de consumo Campus Guarus e para Arte e Cultura, respectivamente.

O reitor do IFFluminense, Jefferson Manhães de Azevedo, destaca a importância do trabalho da diretoria. “É algo extraordinário. Nesses dois anos de gestão já são quase 12 milhões de reais de emendas parlamentares impositivas e individuais. Nesse tempo de escassez financeira, ter essa complementação de valores faz com que o nosso Instituto tenha a possibilidade de enfrentar o próximo ano, que sabemos que será um ano de extrema dificuldade”, pontua Jefferson.