Esclarecimento

IFFluminense divulga nota sobre o Ideb

por Comunicação Social da Reitoria publicado 16/09/2020 20h33, última modificação 31/08/2023 13h00
A instituição esclarece as diferenças entre o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações e reafirma seu compromisso com a promoção da educação pública de qualidade e socialmente referenciada.
IFFluminense divulga nota sobre o Ideb

NOTA ESCLARECIMENTO

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. Em outras palavras, o índice é o resultado do produto entre o inverso do tempo médio em que os estudantes concluem uma série do ensino médio (fluxo escolar) e o desempenho desses no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), calculado a cada dois anos.

A partir da primeira participação na unidade escolar no Saeb, o Ideb é calculado, e é gerada uma meta futura para aquela unidade específica, orientada ao progresso na composição de seu índice, relacionado a sua natureza e localização. Até o ano de 2017, não havia cálculo do Ideb para os campi dos Institutos Federais, pois não eram incluídas no cálculo desse índice as instituições que ofertavam ensino técnico integrado ao ensino médio. Desde então, parte dos 643 campi da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica tem seus registros de Ideb. A participação nos anos de 2017 e 2019 ficou em torno de 20% dos campi da Rede Federal.

Em 2017, os campi Campos Guarus, Itaperuna, Santo Antônio de Pádua e São João da Barra, pertencentes ao IFF, tiveram o Ideb calculado. Em 2019, o índice foi produzido apenas para os campi Cambuci e Bom Jesus do Itabapoana. Os demais campi, por não terem participado do Saeb, não têm Ideb, pois o Inep não divulga resultado quando não há composição do índice. Embora o Ideb não se destine a comparações e a ranqueamentos, em ambas as edições as notas da avaliação do Saeb de todos os campi do IFF participantes foram as maiores de seus municípios. O Ideb de todas as escolas pode ser encontrado no sítio: http://ideb.inep.gov.br/.

Em matéria publicada pelo Jornal Terceira Via, no dia 15 de setembro, usou-se de maneira inadequada o indicador da taxa de aprovação obtido no Censo Escolar (fluxo escolar) como sendo o resultado do Ideb de dois campi do IFF, Campos Guarus e o Campos Centro.

É importante destacar que o indicador da taxa de aprovação representa o tempo de conclusão dos estudantes nas séries do ensino médio de uma unidade escolar, não permitindo nenhuma outra inferência ou conclusão. Por exemplo, uma escola ou rede que opte pela aprovação automática teriam sempre a nota máxima possível no indicador de taxa de aprovação, não significando que esses têm melhor posição comparativa ou qualidade educacional apenas por isso. As redes educacionais podem ter organizações diferentes, e essas características devem ser levadas em consideração em um comparativo entre elas.

Apesar de ser importante, o fluxo de aprovação não pode ser analisado de forma desconectada do desempenho escolar, pois além de promover os estudantes de série é preciso assegurar que esses estejam desenvolvendo as competências previstas para cada uma das etapas de sua formação. Olhar um dos elementos de forma isolada pode gerar distorção na análise. O não entendimento da composição do Ideb e a irradiação de notícias sem base levam à distorção da avaliação pela sociedade sobre a nossa ou qualquer outra instituição educacional.

Destacamos, ainda, que consideramos que as avaliações em larga escala têm sua importância, entretanto a utilização dos índices isoladamente e seu uso para comparações e ranqueamento entre instituições, sem levar em conta suas complexidades e contextos, podem desconsiderar todo o processo envolvido na formação de um estudante.

O Instituto Federal Fluminense coloca-se à disposição de toda a sociedade para os esclarecimentos que se fizerem necessários e reafirma seu compromisso com cada um dos seus estudantes no cumprimento de sua missão: a promoção da educação pública de qualidade e socialmente referenciada.

Campos dos Goytacazes, 16 de setembro de 2020.

Jefferson Manhães de Azevedo

Reitor do IFFluminense