Notícias

Gestão Pública

IFFluminense divulga seu Plano de Integridade 2023

por Comunicação Social da Reitoria publicado 26/05/2023 16h32, última modificação 10/10/2023 13h18
Essa é a quarta versão do documento que prevê ações voltadas à promoção da ética, transparência e tratamento de conflitos de interesse no serviço público, entre outros.
IFFluminense divulga seu Plano de Integridade 2023

Documento passou por atualizações (Arte: Bruno Leite/IFF)

 O Instituto Federal Fluminense publicou, por meio da Portaria N.º 396/2023, a quarta versão do seu Plano de Integridade, com adequações para execução em 2023. O documento, exigido por lei, tem o objetivo de combater vícios, fraudes e atos de corrupção nas instituições públicas federais por meio do reforço à conduta íntegra de servidores, fornecedores e cidadãos ligados às instituições.

 Atualizado anualmente, o Plano de Integridade prevê ações voltadas à promoção da ética, transparência ativa, acesso à informação, tratamento de conflitos de interesses, nepotismo, tratamento de denúncias, controles internos e controle do cumprimento de recomendações de auditoria e procedimentos de responsabilização.

 De acordo com a diretora de Desenvolvimento Institucional do IFF, Alline Morais, o Plano de Integridade 2023 buscou: ampliar as ações sob a responsabilidade da Alta Administração, reforçando seu comprometimento com o Programa de Integridade; a atualização dos riscos à integridade; o aprimoramento do Plano de Comunicação do Programa e do Plano de Capacitação; além de abordar diversas ações pactuadas na Carta Compromisso estabelecida com a Controladoria-Geral da União (CGU) durante o Processo de Avaliação dos Programas de Integridade, visando ao aperfeiçoamento de suas práticas.

 Alline ressalta que o Plano de Integridade do IFF foi estruturado à luz dos aspectos do modelo proposto no Guia Prático para Implementação de Programa de Integridade da CGU, de 2018, ano em que o IFFluminense instituiu a sua Unidade de Gestão de Integridade (UGI) e deu início à primeira fase de implementação do Programa, que teve todas as suas etapas concluídas.

 “Essa estrutura permite à instituição definir e monitorar a execução de ações específicas, destinadas à promoção de valores como integridade, ética e transparência. Esses elementos possibilitam não só a melhoria no ambiente de trabalho, mas também o aperfeiçoamento na gestão dos recursos públicos”, destaca a diretora.

 Para outras informações, acesse a página do Programa de Integridade do IFFluminense.

 

 

√ Participe da campanha IFF Solidário: Saiba mais

√ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!