Notícias

Estudantes

IFFluminense inicia distribuição de 10 mil camisas de uniforme para estudantes dos cursos técnicos

por Comunicação Social da Reitoria publicado 16/06/2026 10h00, última modificação 17/06/2026 16h08
Os campi divulgarão, em seus próprios canais de comunicação com a comunidade acadêmica, as datas e os procedimentos para a retirada dos uniformes pelos estudantes.
IFFluminense inicia distribuição de 10 mil camisas de uniforme para estudantes dos cursos técnicos

O uniforme é destinado aos estudantes matriculados em cursos técnicos de nível médio (Foto: Divulgação/IFF)

 O Instituto Federal Fluminense dará início, nas próximas semanas, à distribuição de 10 mil camisas de uniforme aos estudantes matriculados em Cursos Técnicos de Nível Médio (Integrados, Concomitantes e Subsequentes) em todos os campi da instituição. A iniciativa foi aprovada pelo Colégio de Dirigentes (Coldir) e é promovida pela Pró-reitoria de Políticas Estudantis (Prope) em conjunto com a Pró-reitoria de Administração (Proad).

 A quantidade de camisas destinada a cada campus foi definida com base no número de matrículas na educação profissional técnica.

📢 Critérios de entrega

 Cada campus vai organizar a entrega dos uniformes, conforme sua força operacional e a sua prioridade, com foco nos estudantes ingressantes ou estudantes que ingressaram em períodos anteriores e ainda não receberam uniforme ou ainda em estudantes que receberam uniforme há pelo menos dois semestres.

 A entrega não está condicionada a qualquer tipo de seleção socioeconômica, sendo destinada a todos os estudantes dos grupos mencionados. 

 A iniciativa se destaca pelo caráter coletivo, segundo a avaliação da pró-reitora de Políticas Estudantis, Márcia Chrysóstomo. "A aquisição e distribuição dos uniformes é resultado de uma construção conjunta entre as pró-reitorias e os campi, com o aval do Colégio de Dirigentes. É uma ação que reforça o sentimento de pertencimento dos nossos estudantes".

 O assistente social e diretor de Políticas de Assistência Estudantil, Lenon Araújo, ressalta a atenção da pró-reitoria à organização do processo nas unidades do IFF. "Orientamos os campi para que a entrega seja feita de forma organizada e transparente, priorizando primeiro os estudantes ingressantes e aqueles que ainda não foram atendidos em outras oportunidades. A equipe de assistência estudantil de cada unidade está à disposição para sanar dúvidas dos estudantes sobre o processo".

 Para o reitor do IFFluminense, Victor Saraiva, a ação possui um importante significado para a instituição:

 "Essa entrega simboliza o cuidado da instituição com seus estudantes e o esforço conjunto entre as pró-reitorias para viabilizar ações que fortalecem a permanência e o sentimento de identidade com o IFFluminense. Seguiremos atentos também ao ingresso de novos estudantes no segundo semestre, para que ninguém fique de fora".

👉 Próximos passos

 Os campi divulgarão, em seus próprios canais de comunicação com a comunidade acadêmica, as datas e os procedimentos para a retirada dos uniformes pelos estudantes, conforme a chegada dos lotes em cada núcleo de distribuição.