Notícias

Inovação

IFFluminense lança serviço de Webconferência

por Comunicação Social da Reitoria publicado 17/10/2017 13h59, última modificação 31/08/2023 12h43
Novo serviço institucional é voltado para realização de reuniões via internet, com intuito de otimizar tempo e aumentar as possibilidades de interação entre as pessoas.
IFFluminense lança serviço de Webconferência

 O Instituto Federal Fluminense, por meio da Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (DGTI), lançou dia 10 de outubro de 2017 o Webconferência IFF.

 Trata-se de um novo serviço institucional voltado para realização de reuniões via internet, com intuito de otimizar tempo e aumentar as possibilidades de interação entre as pessoas. Os usuários poderão compartilhar áudio, vídeo, texto, imagens e a tela de seus computadores, além de poder editar textos colaborativamente. O Webconferência IFF é  integrado ao serviço de Identificação Unificada, bastando apenas a utilização das credenciais do idIFF para criar uma sala. Além disso, para uso no navegador do computador, não é necessário a instalação de aplicações adicionais. Basta apenas compartilhar a URL da conferência e começar a comunicação com pessoas em qualquer lugar do mundo, para realizar desde pequenas reuniões até aulas de educação à distância. Também é possível criar salas protegidas por senha, para excluir visitantes indesejados e prevenir interrupções.

 Segundo o diretor de Gestão de Tecnologia da Informação do IFF, Ronaldo Amaral, "o novo serviço de webconferência é resultado da finalização de um projeto interno da DGTI, cujo objetivo era propiciar uma nova ferramenta de webconferência que possibilitasse de maneira fácil e prática a realização de reuniões. Durante o processo de homologação foram realizados testes com o serviço nas reuniões do Comitê Gestor de TIC e da Câmara de TI onde foi possível a utilização em um cenário cotidiano da Instituição", afirma.

 O serviço se baseia no conjunto de ferramentas de código aberto e foi implantado e disponibilizado sem gerar nenhum custo à Instituição. "Este projeto contribui, ainda, com o princípio da economicidade no serviço público, o que exemplifica a tentativa constante da Coordenação de Operações de Redes e da DGTI em agregar valor aos serviços que as mesmas provêem", destacou o gerente do Projeto e Coordenador de Operações de Redes/DGTI, André Cunha, que disse ainda que o serviço vem para suprir uma demanda dos servidores, contribuindo para a realização de reuniões e treinamentos de forma mais dinâmica e conectada.

 Para começar a utilizar o Webconferência IFF, visite https://webconf.iff.edu.br/. O manual de utilização do serviço pode ser acessado AQUI. O usuário também pode entrar em contato com a central de serviços para receber orientações ou relatar problemas técnicos, no endereço http://centraldeservicos.iff.edu.br/.