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IFFluminense ofertará Curso FIC sobre Ensino Híbrido

por Comunicação Social da Reitoria publicado 28/03/2022 16h12, última modificação 31/08/2023 13h08
Servidores interessados devem submeter inscrição no período de 05 a 17 de abril, pelo portal do Cref.
IFFluminense ofertará Curso FIC sobre Ensino Híbrido

Arte: Programação Visual/IFF

 O Instituto Federal Fluminense, por meio da Coordenação de Educação a Distância (Cead) do Centro de Referência em Tecnologia, Informação e Comunicação na Educação, ofertará o curso de Formação Continuada "Ensino Híbrido: reflexões e possibilidades práticas para aulas no contexto atual”. Serão ofertadas 500 vagas destinadas a todos servidores do IFF, graduados em qualquer área.

 Segundo a coordenadora do Cead, Aline Batista Rangel, “o curso abordará os conceitos, as potencialidades, assim como as diferenças entre ensino remoto, ensino híbrido e ensino a distância, que apesar de serem temas bem presentes nas discussões atuais, ainda geram muitas dúvidas entre os profissionais de educação”, esclarece a coordenadora.  

 Com carga horária de 40 horas semanais, o curso será autoinstrucional, ofertado exclusivamente na modalidade a distância, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle do IFFluminense. O curso terá duração de quatro semanas, e contará com certificação, após o término de vigência.

  As inscrições serão gratuitas. Os interessados devem se inscrever no período de 05 a 17 de abril de 2022, pelo portal do Centro de Referência em Tecnologia, Informação e Comunicação na Educação (Cref) do IFFluminense. 

  As professoras formadoras do curso, Cassina Barreto (Campus Avançado São João da Barra) e Renata Lacerda (Campus Campos Centro), explicam que a formação tratará também dos desafios e possibilidades que envolvem a implantação do ensino híbrido. “O curso busca discutir a importância do professor utilizar as tecnologias digitais e incorporar as metodologias ativas em suas aulas e a necessidade da autonomia do estudante e da personalização do ensino, além de apresentar alguns casos práticos que podem inspirar docentes a elaborarem suas aulas”, apontam as professoras.

 Aline reitera que o curso é “uma oportunidade para nossos servidores refletirem sobre os desafios e sobre as novas perspectivas para a educação em tempos de pandemia.”

 Os resultados serão divulgados até o dia 20 de abril. O início do curso está previsto para o dia 27 de abril.

 Todas as informações podem ser acompanhadas no Portal da Seleções.

 

 


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