Educação Superior

IFFluminense participa do ForGRAD Centro-Oeste

por Comunicação Social da Reitoria publicado 05/07/2017 18h47, última modificação 10/10/2023 12h31
O evento, realizado em Cuiabá-MT, teve como tema “Currículo na Educação Superior”.
IFFluminense participa do ForGRAD Centro-Oeste

Ana Mary e Saionara com o reitor e o pró-reitor de Ensino do IFMT, Willian de Paula e Carlos Câmara

O Fórum de Pró-reitores de Graduação (ForGRAD) Centro-Oeste, promovido pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), aconteceu nos dias 29 e 30 de junho, no Mato Grosso Palace Hotel, em Cuiabá.

A diretora de Políticas da Educação Superior da Pró-reitoria de Ensino e Aprendizagem (Proena), Ana Mary Barreto, e a coordenadora de Avaliação Institucional, Saionara Rosa, participaram do evento, que teve como tema central “Currículo na Educação Superior”.

Ana Mary ressalta que a participação da Proena no ForGRAD Centro-Oeste foi muito importante, principalmente pela sua temática, uma vez que todas as instituições estão imbuídas na questão do acesso e da permanência e êxito dos estudantes.

"Ele trouxe, no tema central, esse grande desafio que é pensar a interdisciplinaridade e trazer a extensão como condição de ensino. Essa indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão vem com as temáticas que foram muitos importantes no evento, por meio de mesas de discussão como a da internacionalização, flexibilização curricular, que é extremamente importante, uma vez que você não consegue pensar em internacionalização sem a flexibilização curricular, e a questão da curricularização da extensão, que é uma pauta pertinente para todas as instituições atualmente", destaca Ana.

Sobre o ForGRAD – o Fórum tem por objetivo elaborar políticas e diretrizes para o desenvolvimento da Educação Superior do país, por meio de articulação com órgãos governamentais e outros segmentos da sociedade. O evento é constituído por todos os pró-reitores de Graduação ou ocupantes de cargos equivalentes, das Universidades e Centros Universitários do Brasil.

Neste ano de 2017, as cinco regiões brasileiras estão tematizando a Educação Superior no país, ao considerar a situação atual de sucateamento deste seguimento e seus desdobramentos para a garantia do tripé ensino, pesquisa e extensão.

O ForGRAD Nacional, que será realizado de 30 de agosto a 01 de setembro de 2017, em São Paulo, terá como tema “Educação Superior Brasileira: compromisso com o ensino, a pesquisa e a extensão”, que compreende a síntese dos subtemas desenvolvidos pelas cinco regionais a partir dos seguintes eixos:

- A trajetória acadêmica do Graduando: Desafios e Perspectivas – Região Sudeste;

- Currículo na Educação Superior - Região  Centro-Oeste;

- Avaliação, supervisão e regulação da Educação Superior – Região Norte;

- Política de formação de professores para Educação Básica – Região Nordeste;

- Saberes docentes e práticas pedagógicas na Educação Superior - Região  Sul.

*Com informações da Unemat