IFFluminense participa do Fórum de Dirigentes de Ensino

por Comunicação Social da Reitoria publicado 08/06/2017 11h12, última modificação 31/08/2023 12h41
Permanência e Êxito nos Institutos Federais foi um dos temas abordados.
IFFluminense participa do Fórum de Dirigentes de Ensino

2.º Fórum de Dirigentes de Ensino no IF Goiano. (Foto: IF Goiano)

A 2.ª reunião do Fórum de Dirigentes de Ensino (FDE) ocorreu de 30 de maio a 01 de junho de 2017, no IF Goiano. O evento contou com a participação da pró-reitora de Ensino do IFFluminense, Christiane Menezes Rodrigues e da diretora de Políticas da Educação Básica e Profissional, Cátia Cristina Brito Viana.

De acordo com Christiane, os debates centrais ocorreram em torno da permanência e êxito, além dos impactos das reformas educacionais para os institutos federais: “o entendimento unânime dos dirigentes é de resistência às mudanças propostas que não dialogam com a sociedade e que descaracterizam a missão dos institutos”, afirma.

O fórum contemplou diversos temas como: Permanência e Êxito nos Institutos Federais: Políticas e ações desenvolvidas na Rede Federal - Região Centro-Oeste; Ensino Médio Integrado (EMI) da Rede Federal no contexto das reformas educacionais; além do encaminhamento das discussões dos IFs sobre EMI e Formação Docente no contexto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Concomitantemente ao FDE, ocorreu o IV Ciclo de Formação sobre Permanência e Êxito, que debateu evasão e permanência nos Institutos Federais. O evento contou com palestra da professora Rosemary Dore, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e líder dos grupos de pesquisa da Rede Ibero-Americana de Estudos sobre Educação Profissional e Evasão Escolar (Rimepes) que estudam evasão e permanência na educação profissional.

Os informes e encaminhamentos a respeito do evento foram socializados com os diretores de Ensino dos campi do Instituto na reunião da Câmara de Ensino, no dia 05 de junho de 2017.

Com informações do IF Goiano