Ensino de Francês

IFFluminense participará do Programa de Leitores Franceses 2018

por Comunicação Social da Reitoria publicado 24/04/2018 12h23, última modificação 31/08/2023 12h49
O IFF é uma das dez instituições que receberá um mestre para o ensino da língua francesa em seus campi.
IFFluminense participará do Programa de Leitores Franceses 2018

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e a Embaixada da França divulgam a lista de instituições que participarão da edição 2018 do Programa de Leitores Franceses. Nove Institutos Federais e um Centro Federal de Educação Tecnológica foram selecionados, de acordo com os critérios estabelecidos no Edital CONIF/AI Nº 01/2018, de 26 de janeiro.

Cada instituição que teve sua proposta aprovada receberá um mestre para o ensino da língua francesa em seus campi. As atividades serão executadas no período de 1.º de setembro de 2018 a 31 de maio de 2019, com carga horária semanal de 12 horas de aula e outras seis horas para atividades de cooperação linguística, educativa e cultural.

Foram selecionados o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) e os institutos federais do Maranhão (IFMA), da Paraíba (IFPB), de Pernambuco (IFPE), do Amazonas (Ifam), de Mato Grosso do Sul (IFMS), do Rio Grande do Norte (IFRN), do Rio Grande do Sul (IFRS), Fluminense (IFF), Sul-rio-grandense (IFSul).

Programa Criado em 2011, o programa incentiva o ensino de idiomas, o intercâmbio cultural e a troca de conhecimentos e experiências para a consolidação de uma rede franco-brasileira de educação profissional, além de promover a internacionalização das instituições da Rede Federal. Até 2017, 23 institutos federais de todas as regiões do Brasil participaram da iniciativa, a partir da oferta de oficinas e cursos de língua francesa.

Resultado do Edital CONIF/AI Nº 01/2018.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Conif