Plano Anual

IFFluminense planeja contratações de bens, obras e serviços para o ano de 2020

por Comunicação Social da Reitoria publicado 31/10/2022 10h07, última modificação 31/08/2023 12h52
Setores/servidores devem apresentar as demandas em seus campi/unidades até o dia 30 de março de 2019.

O Instituto Federal Fluminense já iniciou o seu planejamento de contratações para o ano de 2020. A medida segue a Instrução Normativa N.º 01, de 10 de janeiro de 2019, do Ministério da Economia, que dispõe sobre o Plano Anual de Contratações (PAC).

O PAC é um documento que consolida todas as contratações de bens, serviços, obras e soluções de Tecnologia da Informação da Administração Pública Federal, por meio do Sistema de Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC), auxiliando a gestão na tomada de decisão.

O IFFluminense tem até o dia 30 de abril de 2019 para finalizar o seu Plano Anual. Para isso, é necessário que os setores/servidores apresentem suas demandas de contratações para o próximo ano em seus campi/unidades até o dia 30 de março.

A diretora de Administração do IFF, Fernanda Carvalho da Costa, destaca que o principal benefício do Plano Anual de Contratações é a ampliação da realização de compras compartilhadas. “Com o PAC a gente conseguirá ver o plano de cada unidade administrativa do Instituto e as demandas em comum, podendo comprar de forma conjunta, padronizada e com maior economicidade. Por exemplo, em vez de fazer 13 pregões para compra de água mineral para nossas unidades podemos fazer só um”, explica.

Fernanda acrescenta que além da compra compartilhada, o PAC também traz maior transparência e controle, pois o Plano ficará disponível na internet, no portal institucional, e sinaliza para o mercado fornecedor as intenções de compra da instituição. “A partir do momento que as empresas têm acesso ao que vamos contratar em 2020, elas tem uma sinalização das nossas necessidades e podem se preparar com antecedência para participação nos certames licitatórios”, afirma.

Para o pró-reitor de Administração Guilherme Batista, o PAC ...