IFFluminense promove evento sobre o Programa Professores para o Futuro

por Comunicação Social da Reitoria publicado 31/10/2017 10h45, última modificação 31/08/2023 12h43
"Professores para o Futuro: a experiência da Finlândia e a formação de multiplicadores" foi o tema do evento voltado para servidores, professores e técnico-administrativos do IFF.
IFFluminense promove evento sobre o Programa Professores para o Futuro

Servidores técnico-administrativos e professores do Instituto Federal Fluminense (IFF) participaram do evento "Professores para o Futuro: a experiência da Finlândia e a formação de multiplicadores", no Centro de Referência em Tecnologia, Informação e Comunicação na Educação do IFF, no dia 30 de outubro de 2017.

A iniciativa, que teve como objetivo abordar metodologias de ensino aplicadas à educação profissional, contou com dois momentos de realização. A primeira etapa foi a mesa-redonda "A educação Finlandesa, a experiência do Programa Professores para o Futuro e os desdobramentos dentro e fora da sala de aula", onde participantes do programa compartilharam as experiências vividas durante e após a capacitação. Na parte da tarde, foram realizadas as oficinas "Jogos didáticos - novas ideias de como criar empoderamento para a aprendizagem" e "Digital Tools - utilizando a tecnologia a favor do processo de aprendizagem".

Leonardo Costa, professor do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), explica que “o grupo tem como objetivo não só transmitir parte dos conhecimentos adquiridos durante o curso de capacitação na Finlândia, mas também trocar experiências com as pessoas que vieram fazer parte do evento. Não é só uma transmissão, nós também recebemos muito do que as pessoas trazem da sala de aula, no dia a dia”.

O professor acrescenta que “as oficinas são uma complementação da mesa-redonda. É o momento em que as pessoas podem aprender de forma prática sobre algumas ações desenvolvidas após o retorno da Finlândia, aqui no Brasil, na sala de aula, com nossos alunos”.

Júlio Page, professor do Campus Duque de Caxias do IFRJ e participante da turma do Programa Professores para o Futuro II, em 2015, afirma que “a Rede entende que hoje, por mais qualificados que sejam os professores, por mais seletivos que os concursos sejam, precisamos chegar a Rede Federal e entender esse ambiente, tanto nos aspectos institucionais, na relação daquele campus com o desenvolvimento social local, como também a mudança de paradigma e como fazemos para repensar as metodologias pedagógicas e as ferramentas educacionais aplicadas na educação. Nesse sentido existem diversas ferramentas que estamos trabalhando nesse seminário da educação e uma delas é como transpor a educação centrada no professor para centrada no estudante, tornar o estudante protagonista do processo de aprendizagem”.

O Programa Professores para o Futuro é uma iniciativa da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do Ministério da Educação (MEC) em parceria com o governo finlandês.