Notícias

Evento

IFFluminense promove palestra sobre brecha digital de gênero na EaD

por Comunicação Social da Reitoria publicado 24/05/2018 13h43, última modificação 31/08/2023 12h49
A palestra, voltada para profissionais da área de Educação, será realizada no dia 28 de maio, no Campus Centro.
IFFluminense promove palestra sobre brecha digital de gênero na EaD

 O Centro de Referência em Tecnologia, Informação e Comunicação e a Coordenação de Educação a Distância do IFFluminense promovem, na próxima segunda-feira, dia 28 de maio, às 18h30min, no Auditório Miguel Ramalho, do Campus Campos Centro, a palestra “Brecha Digital de Gênero na EaD: reflexões sobre as implicações da brecha digital de gênero na permanência de mulheres nos cursos na modalidade a distância".

 A palestra, que tem como público-alvo os profissionais que atuam na área de Educação, será ministrada pela professora Clevi Elena Rapkiewicz, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Clevi afirma que observa uma ausência de estudos voltados para os aspectos excludentes da tecnologia e também para as questões de gênero na Educação a Distância. “A brecha digital de gênero é um fator que pode dificultar a entrada e a permanência de mulheres em cursos a distância de forma que se torna pertinente problematizar mais diretamente a sua relação com a EaD”, ressalta a palestrante.

 Para a diretora do Centro de Referência do IFF, Larissa Brum, “é importante contextualizar a discussão sobre inclusão e permanência na Educação a Distância, uma vez que as competências requeridas por uma sociedade em constante transformação estão cada vez mais exigentes”.

 Sobre a palestrante – Clevi Elena Rapkiewicz é graduada em Processamento de Dados (UFRGS) e Pedagogia (Uerj), possui especialização em Informática na Educação (UFRGS), mestrado e doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação (COPPE-UFRJ). Professora da UFRGS, Clevi atua em diferentes segmentos da educação, desde 1989.