No próximo dia 30 de junho, o Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro, receberá a avaliação presencial de Língua Portuguesa destinada a estrangeiros, imigrantes e refugiados que tenham realizado cursos à distância pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). Serão ofertadas 20 vagas para a prova, que terá duração de até três horas e abordará atividades de compreensão auditiva, leitura, expressão escrita e oral.
Para participar, os candidatos devem fazer a inscrição online entre 12 de maio e 20 de junho de 2025, apresentando cópias do CPF e do RNE (ou CRNM) e certificado de curso de Língua Portuguesa EaD realizado no IFRS. No dia da prova, é obrigatório apresentar os documentos originais e uma cópia deles.
Serão aceitos os certificados dos seguinte cursos:
>> Português como Língua Adicional;
>> Português como Língua de Acolhimento para (I)Migrantes e Refugiados;
>> Português como Língua Adicional em Rede – IFRS;
>> Língua Portuguesa para Imigrantes e Refugiados;
>> Português para Estrangeiros, (I)Migrantes e Refugiados: Língua, Sociedade e Cultura – nível básico ou intermediário.
A avaliação será realizada às 13h, no Colégio Pedro II – Campus Centro, localizado na Avenida Marechal Floriano, nº 80, Rio de Janeiro. Durante o exame, os participantes poderão usar dicionários impressos apenas para as partes de compreensão leitora e expressão escrita. O resultado será divulgado no Portal de Seleções do IFF, em 7 de julho de 2025.
Todas as informações no edital.