I Conpisud

IFs do Sudeste realizam primeiro Congresso de Pesquisa e Inovação

por Comunicação Social da Reitoria publicado 11/05/2018 14h47, última modificação 31/08/2023 12h49
Evento visa à integração das instituições para promover parcerias e troca de experiências nas áreas de pesquisa e inovação.
IFs do Sudeste realizam primeiro Congresso de Pesquisa e Inovação

Mesa de abertura com representantes das instituições.

O Instituto Federal Fluminense é o anfitrião do I Congresso de Pesquisa e Inovação do Sudeste que acontece de 08 a 10 de maio de 2018, no Sesc Mineiro de Grussaí, em São João da Barra-RJ. Ao todo, o evento reúne 148 participantes, entre servidores e estudantes de sete Institutos Federais, promotores do evento: IF Espírito Santo, IFFluminense, IF Minas Gerais, IF Norte de Minas Gerais, IF Rio de Janeiro, IF Sudeste de Minas Gerais e IF do Triângulo Mineiro.

O congresso tem por objetivo fomentar parcerias e compartilhar experiências nas áreas de pesquisa e inovação entre as instituições participantes, por meio de uma programação diversificada. A noite de abertura contou com apresentações culturais do Campus Avançado São João da Barra: Grupo Musicalização e os grupos de dança Ânima e Essencia; e a palestra “Núcleos de Inovação Tecnológica das Unidades de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – Histórico e desafios para o futuro”, proferida pelo representante titular do NIT-Rio, Marcelo Portes Albuquerque.

O palestrante falou sobre o Sistema Nacional de Inovação, o Ministério, o papel do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT-Rio) e os gargalos e desafios da área para o Brasil. O papel é dos jovens, eles são o grande motivador das mudanças que vão vir, então, são o nosso foco. E os IFs têm um papel relevante porque recebem esses jovens, então, quanto mais eles trabalharem para que a juventude entenda o que é empreender, ter a sua empresa, transformar sua ideia em inovação, em alguma coisa útil para a sociedade, esta utilidade pode até ser acadêmica, mas pode também transformar o conhecimento em produtos inovadores que é o que o Brasil não tem feito e que é o grande desafio no momento”, destaca.

Ainda como programação da noite, a mesa de autoridades foi composta pelo diretor-geral do Campus Avançado São João da Barra, Valdeir de Souza Julio, representando o reitor do IFFluminense, Jefferson Manhães de Azevedo; o pró-reitor de Pesquisa, Extensão e Inovação do IFFluminense, Vicente de Paulo Santos de Oliveira; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação do IFES, André Romero; a coordenadora de Pesquisa do IFMG, Viviene Falcão; a representante da pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação do IFRJ, Patricia Ferreira; o pró-reitor de Pesquisa e Inovação do IF Sudeste MG, Andre Narvaes; e o diretor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFTM, Carlos Antônio Gonçalves.

Valdeir destacou a importância do evento no sentido de promover integração e diálogo das instituições participantes, unindo inovação e tecnologia para o desenvolvimento de projetos que trarão ganho social.  Já Vicente destacou a temática do evento: “É um prazer receber vocês aqui, e queria dizer que é uma vitória o fato de virem e participarem com a gente deste evento, uma oportunidade de discutir temas importantes. E para este primeiro congresso pensamos naquilo que o sudeste tem de diferencial que são os Polos de Inovação. Então, nossa temática está focada na inovação”.

Todas as informações e a programação completa podem ser conferidas no site oficial do evento em www.conpisud.iff.edu.br.

Veja as fotos do primeiro dia AQUI.