III Enneabi promove diversas atividades sobre questões étnico-raciais

por Comunicação Social da Reitoria publicado 31/10/2017 16h52, última modificação 10/10/2023 12h32
Encontro acontece de 07 a 09 de novembro de 2017, nos campi Campos Centro e Guarus.
III Enneabi promove diversas atividades sobre questões étnico-raciais

O Instituto Federal Fluminense (IFFluminense) será a sede do III Encontro Nacional de Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI), Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB) e grupos correlatos da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (III Enneabi), que acontece de 07 a 09 de novembro de 2017, nos campi Campos Centro e Guarus.

O evento propõe a discussão sobre o estado atual da luta pela equidade étnico-racial no Brasil e  já conta com cerca de 600 inscritos, de várias instituições renomadas, como IFRJ, Cefet/RJ, UFF, Uenf, Ifma, Oab/RJ, Uniflu, Ifam, Cetec e UFRRJ. A programação inclui comunicação oral, relatos de experiência, oficinas, minicursos, apresentações culturais, pôsteres, mesa-redonda, entre outras atividades.

Segundo a produtora-executiva da Diretoria de Desenvolvimento de Políticas Estudantis, Culturais e Esportivas (Dipece), Aline Portilho, "a programação foi montada com a contribuição dos NEABI's dos Institutos da Rede Federal. Haverá presença de oficinas com bloco de samba, fado e artes visuais indígenas, além de debates sobre a educação para as relações étnico-raciais, sobre violências sofridas pelas populações indígenas e negras e um painel sobre educação indígena, onde iremos trazer um professor do Instituto Federal do Amazonas e um professor do Instituto Federal do Maranhão, falando sobre as suas experiências nas licenciaturas interculturais", destaca.

As inscrições, gratuitas e abertas a todos os interessados, devem ser realizadas no site oficial do evento, até o dia 06 de novembro. No endereço também é possível conferir a programação completa do evento, cuja abertura oficial será no dia 07 de novembro, às 14h, no Auditório Cristina Bastos do Campus Campos Centro.

"Nós estamos realizando este encontro para dar mais um passo na etapa de construção da rede federal dos NEABI's dos Institutos Federais", destaca o diretor da Dipece, Gustavo Gomes Lopes.