Implantação de novos câmpus em andamento

por admin publicado 22/06/2012 13h18, última modificação 31/08/2023 12h46
Reitoria divulga cronograma 2012 das etapas de implantação dos novos câmpus do IF Fluminense nos municípios de Santo Antônio de Pádua e Itaboraí.

Os dois novos câmpus do Instituto Federal Fluminense em Santo Antônio de Pádua, no noroeste fluminense, e Itaboraí, na região metropolitana do Estado do Rio de Janeiro, devem começar a funcionar dentro dos próximos dois anos. Até lá, muito trabalho de elaboração de projetos, pesquisas de mercado, audiências públicas e obras.

“É um trabalho em conjunto realizado por servidores de diversos câmpus e da reitoria do IFF, atuando para o êxito desses projetos”, destaca César Luiz de Azevedo Dias, Diretor da Expansão da Educação Profissional e Tecnológica do IFF.

O câmpus Santo Antônio de Pádua será construído em uma área de 31 mil m² e estará situado em uma região onde o Instituto já atua, através dos câmpus Itaperuna e Bom Jesus. Pádua é um município com pouco mais de 38 mil habitantes e sua economia se destaca pela extração de pedras decorativas, inclusive exportando para outros países.

Itaboraí será o primeiro câmpus do IFF na região metropolitana do estado e estará localizado em uma área central com aproximadamente 35 mil m². Sede do futuro Comperj – Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro – este município com 210 mil habitantes se prepara para receber um dos principais empreendimentos da história da Petrobras e que deverá mudar radicalmente aquela região.

“O Instituto Federal Fluminense chega a estes municípios para preparar a população, através do ensino profissional e tecnológico, para esses novos empreendimentos, ajudando no desenvolvimento da região”, explica César Dias.

Para os dois novos câmpus foi elaborado um projeto arquitetônico básico com blocos administrativos e pedagógicos, aproximadamente 20 laboratórios, biblioteca, auditório, 12 salas de aula e ginásio esportivo, entretanto, o projeto final será adequado aos cursos a serem oferecidos pela unidade e que serão definidos através de audiências públicas, atendendo a uma maior especificidade local.

Para conhecer os municípios e estas regiões, assim como as demandas e prospecções, a equipe da Diretoria da Expansão realiza reuniões com representantes do Instituto de Economia da UFRJ e da UFF, instituições que tem estudos econômicos e sociais sobre esses lugares.

“Dessa forma, podemos adequar esses estudos à realidade de formação de mão-de-obra necessária e apresentar essas demandas durante as audiências públicas. Também o IFF, junto com o Comperj e a Rede Petro Leste estão fazendo um estudo, com troca de informações, sobre essas demandas econômicas e sociais”, acrescenta César.

As audiências públicas estão programadas para acontecer de 15 de julho a 31 de agosto e são uma etapa importante no processo de implantação dos novos câmpus do Instituto Federal Fluminense.

“O objetivo do IFF é trazer para a comunidade um real desenvolvimento. Que as pessoas possam, a partir da elevação de sua escolaridade, ter acesso às oportunidades que estão chegando, pois só há desenvolvimento quando a comunidade participa do processo”, finaliza o Diretor de Expansão do IFF.

Atualmente, o IF Fluminense já conta com sete câmpus em funcionamento. Na região noroeste, há dois câmpus, um em Itaperuna e outro em Bom Jesus do Itabapoana. No norte do Estado, estão quatro deles: um no Centro de Campos, outro em Guarus, além de Quissamã e Macaé. Já na região dos Lagos, uma unidade está instalada em Cabo Frio. O IFF também tem núcleos avançados e pólos de EAD em outros municípios da região, a exemplo de São João da Barra, Casimiro de Abreu e Miracema.

Veja AQUI o cronograma.