Inaugurado o Centro de Dados Tiago de Azevedo Santos

por Comunicação Social da Reitoria publicado 08/03/2021 00h00, última modificação 31/08/2023 13h01
Solenidade contou com a presença do reitor, Jefferson de Azevedo, e familiares do servidor homenageado, Tiago Santos.
Inaugurado o Centro de Dados Tiago de Azevedo Santos

A solenidade contou com a presença do reitor do IFF, Jefferson de Azevedo, do diretor de Tecnologia da Informação, Ronaldo Amaral, e de familiares de Tiago.

Em funcionamento desde o dia 09 de fevereiro, o novo Datacenter do Instituto Federal Fluminense recebeu uma solenidade simbólica de inauguração na última segunda-feira, 01 de março. O espaço recebeu o nome de Centro de Dados Tiago de Azevedo Santos, em homenagem ao servidor da instituição, falecido em junho de 2018. Tiago atuava na área de Tecnologia da Informação no Campus Campos Centro, ocupou cargos de gestão e era muito querido por toda comunidade acadêmica.

Seguindo os protocolos estabelecidos durante a pandemia de Covid-19, a solenidade contou apenas com o reitor do IFF, Jefferson de Azevedo, o diretor de Gestão de Tecnologia da Informação, Ronaldo Amaral, o coordenador de Operações de Redes da Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (DGTI), André Cunha, e familiares de Tiago.

"Esse é um momento muito importante para todos nós do IFFluminense, estamos realizando um sonho antigo e num momento em que a instituição vem sendo demandada a se reinventar no uso de suas tecnologias para dar suporte aos nossos estudantes, aos nossos professores e aos nossos ambientes de aprendizagem. Em função desse problema mundial, estamos funcionando remotamente e precisávamos de uma estrutura de tecnologia com a robustez necessária, não só para o momento, mas principalmente para nossas ações futuras. Eu quero agradecer à toda equipe da DGTI e aos servidores responsáveis por essa conquista", disse o reitor.

Jefferson aproveitou a fala para homenagear o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, José Luiz Boynard, falecido no ano passado, que planejou o Datacenter com a equipe de tecnologia, e o servidor Tiago Santos, que teve seu nome eternizado no Centro de Dados. "Eu tive a oportunidade de trabalhar com Tiago, uma pessoa do diálogo, que apaziguou os ambientes, um jovem brilhante que deixou marcas muito positivas. Essa é uma justa homenagem ao nosso amigo. Agradeço à dona Lúcia, ao senhor Carlos e à Renata por estarem presentes nesse momento" finalizou Jefferson.

Emocionada, dona Lúcia Azevedo agradeceu a homenagem ao filho. "Tiago sempre foi muito dedicado a todos os assuntos do trabalho, de casa, da família. Minha alegria ao saber da homenagem foi enorme. Ele foi muito agraciado na Terra por Deus, sempre construiu boas amizades. Essa instituição sempre será maravilhosa para todos os jovens. Agradeço a todos pela homenagem", disse.

O novo espaço possui 35,4m², mais do que o dobro da área do anterior, e possibilitará maior segurança, ampliação e melhoria da qualidade dos serviços de internet ofertados. O Centro  de Dados Tiago de Azevedo Santos conta com um sistema de gerador próprio, evitando que o Instituto tenha indisponibilidade ocasionada por falta de energia elétrica; um sistema de nobreaks redundantes, que possibilita realizar manutenções sem interromper os serviços; além de uma climatização de precisão específica para ambientes críticos de Datacenter, proporcionando uma segurança física maior.

"A transferência dos equipamentos para esse novo ambiente era um momento muito aguardado por todos nós, estamos num esforço grande há bastante tempo para concluir esse projeto e possibilitar maior segurança e ampliação dos nossos serviços. Além disso, estamos muito felizes com essa homenagem. Tiago era um colega de trabalho e um amigo pessoal, muito querido por todos", discursou o diretor de Tecnologia da Informação, Ronaldo Amaral.