Incentivo à agricultura familiar

por admin publicado 26/09/2014 18h40, última modificação 31/08/2023 12h47
Integrado ao Programa de Aquisição de Alimentos, IFF organiza sua primeira Chamada Pública para compra de produtos oriundos da agricultura familiar.

O Instituto Federal Fluminense está organizando a 1ª Chamada Pública para aquisição de alimentos da agricultura familiar, pelo Programa de Aquisição de Alimentos. O Programa propicia a compra de alimentos de agricultores familiares, com isenção de licitação, a preços compatíveis com os praticados nos mercados regionais. Em reunião realizada no dia 17 de setembro, no campus Macaé, gestores do Instituto discutiram a organização do documento e sua importância.

“Todos os presentes foram unânimes em apontar a importância da aquisição de alimentos da agricultura familiar tanto para o desenvolvimento da produção rural quanto para a qualidade da merenda escolar. Essa ação se coaduna com a habilitação do Instituto junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação”, explica Paula Aparecida Martins Borges Bastos, pró-reitora de Extensão e Cultura.

A nutricionista Alessandra Paravidino apresentou o planejamento de cardápio formulado para a merenda escolar do campus Macaé, com o objetivo de identificar produtos a serem inseridos na Chamada Pública. A nutricionista do campus Quissamã, Vanessa Gama, também esteve presente.

Segundo Alessandra, a compra de produtos da agricultura familiar é benéfica para os dois lados. "Ganhamos em qualidade porque os produtos são mais frescos, já que a entrega é mais rápida, e os agricultores ganham mais pelo produto, vendendo para a instituição sem atravessadores. Além disso, para atender à demanda, os fornecedores poderão aumentar a diversidade de produtos. É um estímulo para a agricultura local".

Os engenheiros agrônomos da Secretaria de Agricultura de Macaé, Ney Aleixo e João Carlos Flôres, também participaram do encontro para compartilhar experiências e práticas de aquisição de alimentos da agricultura familiar. Representante da Cooperativa Cedro, o engenheiro agrônomo Daniel Flores, falou sobre a atuação da Cooperativa, indicando a abrangência dos cooperados e produtos possíveis de serem ofertados pela agricultura familiar. Também participou da reunião o diretor de Administração do IFF, Guilherme Batista Gomes.

A proposta é que cada campus do Instituto tenha uma Chamada Pública específica, de forma que o documento possa estar adequado à realidade local. O campus Bom Jesus do Itabapoana, por exemplo, já agendou para outubro uma reunião com os agricultores e instituições do município para discutir a proposta e conhecer as possibilidades de oferta de produtos.

“Para que seja exitosa essa forma de aquisição, é necessário ter conhecimento e interação com a produção local, para que os produtos solicitados possam estar de acordo com o que é produzido, bem como também estimular possíveis ampliações de produção”, destaca Paula.

Saiba Mais: O IFFluminense, através da Pró-reitoria de Extensão e Cultura e da Diretoria de Administração, vem, ao longo de 2014, desenvolvendo ações e participando de eventos nacionais para se integrar ao Programa de Aquisição de Alimentos na modalidade compra institucional. Há recursos específicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação para compra de alimentos de merenda escolar e, por lei, 30% devem ser utilizados para compra de alimentos da agricultura familiar.

IFF nas redes sociaishttp://portal.iff.edu.br/redessociais

(Publicada em: 26/09/14)