Enade 2023

Inep libera cartão de confirmação do Enade 2023

por Comunicação Social da Reitoria publicado 09/11/2023 14h00, última modificação 24/11/2023 19h46
Provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes serão aplicadas no dia 26 de novembro. Saiba como consultar o cartão de confirmação.

Os estudantes que irão fazer a prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2023 já podem retirar o seu Cartão de Confirmação onde constam todas as informações para realizar o exame.

Para consultar o número de inscrição, a data, a hora e o local das provas, o candidato deve acessar o cartão de confirmação de inscrição, disponível no sistema do Enade, até o dia 26 de novembro. É preciso informar CPF e senha para a consulta. Durante este período, também será possível conferir o atendimento especializado e/ou tratamento pelo nome social. Conforme o edital, é recomendado que o estudante leve o Cartão de Confirmação da Inscrição no dia de aplicação do Exame.

As provas serão aplicadas no dia 26 de novembro, das 13h30min até às 17h30min, em todos o país. Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h, conforme o horário de Brasília-DF. O tempo mínimo de permanência na sala de aplicação da prova é de duas horas. O aluno que permanecer até o final poderá levar o caderno de prova para casa e solicitar sua regularidade antecipada.

A Prova do Enade é dividida em duas partes: Formação Geral, composta por dez questões, sendo uma discursiva e nove de múltipla escolha, comuns a todas as áreas de avaliação, e que abordam conhecimentos gerais; e Componente Específico, composta por 30 questões, sendo uma discursiva e 29 de múltipla escolha, específicas para cada área de avaliação, e que abordam os conteúdos relacionados ao curso de graduação do estudante.

Questionário: o concluinte inscrito no Enade 2023 tem até o dia 25 de novembro para preencher o Questionário do Estudante no Sistema Enade. Até essa segunda-feira, 6 de novembro, 269.313 pessoas (65,88%), dos 408.037 inscritos no Enade 2023, já haviam respondido ao questionário, segundo divulgação do Inep.

O preenchimento do questionário é obrigatório para assegurar a regularidade dos inscritos junto ao exame, assim como a realização da prova. Ao preencher o documento, o estudante tem a oportunidade de avaliar seu curso de graduação e a instituição de educação superior, em diferentes aspectos.

Enade no IFF:

No Instituto Federal Fluminense (IFF), os cursos a serem avaliados este ano são os seguintes: Arquitetura e Urbanismo, do Campos Centro; Engenharia Ambiental, do Campos Guarus; Engenharia de Controle e Automação, do Campos Centro e Macaé; Engenharia Elétrica, do Campos Centro e Macaé; Engenharia Mecânica, de Cabo Frio.

Ao todo, 293 alunos concluintes destes cursos, e que têm a partir de 80% da carga horária atendida, deverão fazer a prova.

Com informações do Inep