INMETRO ministra palestra no IFF e discute parceria

por admin publicado 07/03/2013 10h03, última modificação 31/08/2023 12h44
Evento realizado no auditório Reginaldo Rangel, do campus Campos-Centro, falou sobre Metrologia aplicada na área industrial. IFF e INMETRO articulam parceria.

A palestra “Metrologia e avaliação de conformidade na área industrial” para servidores e alunos do IFF foi ministrada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), com organização da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura do IFF, nesta quarta-feira, 06 de março. As duas instituições articulam a possibilidade de uma parceria com o objetivo de ampliar a oferta de conhecimento nesta área.

De acordo com a Pró-Reitora de Extensão e Cultura, Paula Bastos, vem sendo discutida a possibilidade de parceria para que o IFF ofereça uma disciplina na área de Metrologia, já que a instituição de ensino aplica este ramo do conhecimento em diversos cursos. Além disso, também está sendo analisada a possibilidade de criação de um curso de Mestrado interinstitucional sobre Metrologia e Avaliação da Conformidade.

“O Inmetro já oferece mestrado nessa área. Fizemos uma reunião antes da palestra para discutir tópicos sobre possíveis parcerias e, agora, vamos aprofundar as discussões para ver se são possíveis as ações.”, explica Paula.

Uma das profissionais do Inmetro e palestrante do encontro, Ruth Epsztejn, explicou que já havia sido feito um contato anterior com o IFF, através do professor Diego Santana, sobre curso ofertado pelo Inmetro para docentes.

“Então surgiu a ideia de ampliar estes ensinamentos para um público maior, docentes e discentes. Fizemos três reuniões e hoje (06) aconteceu a terceira”.

Palestra: O evento abordou vários temas envolvendo a Metrologia como, por exemplo, a capacitação de profissionais; como este ramo do conhecimento está presente no cotidiano das pessoas; e como são as atividades do Inmetro.

Além de Ruth, que falou de vários pontos da Metrologia como, por exemplo, os conceitos básicos de avaliação da conformidade e seus mecanismos, outros dois profissionais do Inmetro participaram: Maurício Martinelli e Edísio Alves. Maurício apresentou um panorama geral dos setores onde a Metrologia está presente: comércio, comunicações, transporte, segurança, saúde, ciência, tecnologia, agricultura e indústria. Edísio, por sua vez, explanou sobre a presença da Metrologia na Produção e Cadeia Produtiva do Petróleo e Gás, explicando desde a produção destes itens até sua comercialização.