Oportunidade

Inscrições abertas para bolsa de estudos do Summer Student Programme

por Comunicação Social da Reitoria publicado 22/12/2022 08h00, última modificação 31/08/2023 13h14
O prazo para inscrições vai até 30 de janeiro de 2023. O estágio destina-se a estudantes inscritos nos cursos de bacharelado ou de mestrado nas áreas da física, engenharia, ciências da computação ou matemática.
Inscrições abertas para bolsa de estudos do "Summer Student Programme"

O Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras – GCUB oferta bolsa de estudos, patrocinada pela Organização Internacional Ítalo-Latinoamericana (IILA), a cidadão latino-americano, para participação no “Summer Student Programme” da Organização Europeia de Pesquisa Nuclear (CERN). Inscrições abertas até 30 de janeiro de 2023.

A bolsa de estudos a ser concedida pela IILA tem o valor aproximado de 7 mil euros e prevê:

• Pagamento de ajuda de custo de 90 francos suíços líquidos por dia, para cobrir os custos de acomodação e alimentação na área de Genebra, para uma única pessoa, durante toda a duração do Programa;
  • Seguro-saúde;
  • 200 francos suíços para custear a passagem do bolsista.

O estágio na CERN destina-se a estudantes inscritos nos cursos de bacharelado ou de mestrado nas áreas da física, engenharia, ciências da computação ou matemática. São requisitos para concorrer:

√ Ter completado, até o verão europeu de 2023, pelo menos três anos de estudos de nível universitário;

√ Não ter trabalhado na CERN, em nenhuma modalidade (estudante técnico, estagiário etc.), por mais de três meses;

√ Não ter participado de edições anteriores do Programa; e

√ Bom conhecimento da língua inglesa.

É considerada uma vantagem o conhecimento da língua francesa. Para completar o requerimento de inscrição, o(a) candidato(a) deverá anexar seu currículo, cópia de histórico escolar recente e duas cartas de recomendação de professores ou de supervisores de estágios anteriores, com validade de até 12 meses.

A CERN oferecerá aos estudantes: contrato de associação de 08 a 13 semanas para trabalhar em projeto técnico avançado; programa de palestras de física e de tecnologia da informação; e assistência para encontrar acomodação.

Informações adicionais podem ser obtidas no site do Programa.

√ Participe da campanha IFF Solidário: Saiba mais

√ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!