Incentivo

Inscrições abertas para Bolsas de Fomento ao Empreendedorismo

por Ana Paula Giori Fassarella / Comunicação Social da Reitoria publicado 09/01/2020 10h40, última modificação 31/08/2023 12h57
O apoio será destinado a membros das diretorias de Empresas Juniores em funcionamento no IFFluminense.
Inscrições abertas para Bolsas de Fomento ao Empreendedorismo

Com objetivo de fomentar a cultura criativa e empreendedora entre seus estudantes, o Instituto Federal Fluminense (IFF) publicou o Edital Nº 01, de 08 de janeiro de 2020, que trata do Processo de Seleção de Estudantes para Apoio a Empresas Juniores, por meio da concessão de bolsas.

De acordo com o Edital, estão sendo ofertadas Bolsas de Fomento ao Empreendedorismo, na modalidade Empresa Júnior, no valor mensal de R$ 600,00, durante o período de um ano, a membro da diretoria indicado pela empresa, após registro da ata que o conduziu a esta posição. Serão concedidas até sete bolsas de apoio a estudantes empreendedores, com o limite de uma por EJ.

As inscrições dos candidatos deverão ser encaminhadas, até o da 15 de janeiro de 2020, para o e-mail da Diretoria de Internacionalização e Inovação da Pró-reitoria de Pesquisa, Extensão e Inovação do IFF, dii.propei@iff.edu.br, sob o título “Inscrição Empreendedorismo – Empresa Júnior”, em modalidade de fluxo contínuo, mediante o envio dos seguintes documentos, em formato PDF: histórico escolar; cópia da convocação da última assembleia da Empresa Júnior; ata de fundação da EJ, constando o estudante membro da diretoria; declaração da direção do campus informando o espaço a ser cedido para o funcionamento da Empresa Júnior ou contrato de cessão de espaço com incubadora conveniada com o IFFluminense; e termo de compromisso, conforme Anexo I do Edital.

Além disso, para se candidatar à bolsa na modalidade Empresa Júnior, o estudante não pode ser beneficiário de outro tipo de bolsa concedida pelo sistema público ou outros órgãos de fomento e também não pode ter renda formal (vínculo empregatício ou qualquer outro contrato formal de trabalho).

Empresa Júnior

É considerada EJ a entidade organizada, sob a forma de associação civil gerida por estudantes matriculados em cursos de graduação, com o propósito de realizar projetos e serviços que contribuam para o desenvolvimento acadêmico e profissional de seus associados, capacitando-os para o mundo de trabalho. A Empresa Júnior é vinculada ao IFFluminense e deve desenvolver atividades relacionadas ao campo de abrangência de pelo menos um curso de graduação, indicado no estatuto da empresa.

Mais informações sobre o Processo de Seleção de Estudantes para Apoio a Empresas Juniores - Edital Nº 01/2020 estão disponíveis no Portal de Seleções.