Oportunidade para Licenciandos

Inscrições abertas para bolsistas e voluntários

por Comunicação Social da Reitoria publicado 11/04/2023 18h19, última modificação 31/08/2023 13h16
Os estudantes podem se inscrever até 16 de abril de 2023 para o Pibid e até 18 de abril de 2023 para a Residência Pedagógica.
Inscrições abertas para bolsistas e voluntários

Confira as datas e os pré-requisitos dos editais (Arte: Programação Visual/IFF)

O Instituto Federal Fluminense (IFF) abriu inscrições para bolsistas e voluntários para o Edital N° 71/2023, referente ao Processo Seletivo de Segunda Chamada de Licenciandos para o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) - 1º semestre de 2023, e para o Edital N° 76/2023, que rege a Seleção de Vagas para o Cadastro Reserva do Programa Institucional de Bolsa para Residência Pedagógica (RP) - 2023.

As inscrições dos candidatos às bolsas deverão ser realizadas, online, no período especificado nos editais. Os bolsistas selecionados receberão auxílio mensal, no valor R$ 700,00.

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)

A inscrição para esse processo foi prorrogada e deverá ser realizada até 16 de abril de 2023, por meio de formulário online.

Nesse processo, serão selecionados, de acordo com a disponibilidade de bolsas e de vagas, licenciandos de diversos cursos e campi.

Os alunos interessados devem estar matriculados em um dos seguintes cursos de graduação: Licenciatura em Ciências da Natureza, Licenciatura em Geografia, Licenciatura em Educação Física, Licenciatura em Letras, Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Teatro, do Campus Campos Centro; Licenciatura em Música, do Campus Campos Guarus; e Licenciatura em Química, do Campus Itaperuna.

Os estudantes precisam ter disponibilidade de pelo menos 12 horas semanais e se enquadrar nos pré-requisitos, conforme edital.

A seleção dos estudantes será feita por meio da análise da documentação comprobatória, além de entrevista. O resultado final será divulgado no dia 25 de abril, e o início das atividades dos projetos está previsto para 02 de maio de 2023.

Todas as informações estão disponíveis no Portal de Seleções

Residência Pedagógica (RP)

As inscrições para esse processo estão abertas até 18 de abril de 2023, por meio de formulário online.

Os estudantes serão selecionados de acordo com a disponibilidade de bolsas ofertadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Os alunos interessados devem estar matriculados em um dos seguintes cursos de graduação: Licenciatura em Ciências da Natureza, Licenciatura em Geografia, Licenciatura em Educação Física, Licenciatura em Letras, Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Teatro, do Campus  Campos Centro; e Licenciatura em Música, do Campus Campos Guarus.

Os interessados devem ter disponibilidade de pelo menos 16 horas semanais e se enquadrar nos pré-requisitos, conforme edital.

A seleção dos estudantes será feita por meio da análise de documentação comprobatória, além de entrevista. O resultado final será divulgado no dia 28 de abril.

Este processo seletivo é para a formação de cadastro reserva

Todas as informações podem ser obtidas no Portal de Seleções.

(Notícia atualizada em 13/04/23 para atualização do prazo de inscrição para bolsas Pibid)

√ Participe da campanha IFF Solidário: Saiba mais

√ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!