Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação

Inscrições abertas para chapas que irão concorrer nas Eleições para o Cenpei

por Ana Paula Giori Fassarella / Comunicação Social da Reitoria publicado 11/03/2020 10h30, última modificação 31/08/2023 12h58
Nesta etapa, que vai até 18 de março, também devem ser feitas indicações de fiscais junto à Comissão Central.
Abertas inscrições das chapas para concorrer nas Eleições para o Cenpei

O Instituto Federal Fluminense (IFF) publicou o Edital N.º 43/2020, contendo as normas eleitorais para recomposição do Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (Cenpei), que conta com representantes dos estudantes, professores e técnico-administrativos em educação (TAEs) dos campi da instituição. A primeira etapa prevista no edital é a inscrição das chapas que irão concorrer, assim como a indicação de fiscais junto à Comissão Central.

As inscrições começaram nesta quarta-feira, 11 de março, e seguem até o dia 18, e serão realizadas exclusivamente por e-mail (cenpei@iff.edu.br), por meio do preenchimento e envio do Anexo I do Edital. A divulgação da lista de candidatos inscritos e de fiscais está prevista para o dia 19. Os recursos quanto à lista de candidatos inscritos deverão ser impetrados no dia 20 de março e a homologação das candidaturas será realizada no dia 23. As eleições ocorrerão nos dias 01 e 02 de abril, e a posse dos conselheiros eleitos está prevista para o dia 06 de maio, em reunião ordinária do Cenpei (confira abaixo o cronograma completo).

Serão eleitos um representante e um suplente de cada segmento para um mandato de dois anos, no caso dos servidores, e de um ano, no caso dos estudantes. Além dos representantes eleitos de cada categoria, participam do Conselho os pró-reitores e as Câmaras Permanentes da instituição. As reuniões acontecem bimestralmente e podem ser realizadas por meio de webconferência.

O Conselho é um órgão colegiado intermediário que exerce papel importante na elaboração e definição de diretrizes e na proposição de ações relacionadas às mais diversas atividades no Instituto, como Ensino, Gestão, Arte e Cultura e Esporte, entre outras.

Confira as categorias de cada campus que participam deste processo eleitoral:

• Bom Jesus do Itabapoana: discente, docente e TAE
  • Cambuci: discente, docente e TAE
  • Campos Centro: docente e TAE
  • Campos Guarus: discente e TAE
  • Itaperuna: discente e TAE
  • Macaé: discente, docente e TAE
  • Maricá: discente e TAE
  • Quissamã: discente e doscente
  • São João da Barra: discente, docente e TAE
  • Santo Antônio de Pádua: discente, docente e TAE

Cronograma das Eleições Cenpei 2020:

DataAtividade
10 de março Publicação do Edital com as Normas Eleitorais
11 a 18 de março Período de inscrição das chapas e de indicação de fiscais junto à Comissão Central
19 de março Divulgação da lista de candidatos inscritos e de fiscais
20 de março Prazo para recursos quanto à lista de candidatos inscritos
21 de março Prazo final para entrega do formulário de escolha de categoria (Anexo III do Edital)
23 de março Homologação das candidaturas
23 de março Publicação das listas preliminares dos eleitores aptos a votar
23 a 25 de março Prazo para recurso quanto às listas dos eleitores aptos a votar
27 de março Homologação final das listas preliminares dos eleitores aptos a votar
23 a 31 de março Período de campanha eleitoral
01 e 02 de abril Eleições
03 de abril Divulgação dos resultados
06 de abril Prazo final para impetração de recursos quanto ao resultado
08 de abril Análise dos recursos impetrados e homologação do resultado final
06 de maio Posse dos conselheiros eleitos em reunião ordinária do Cenpei

Função do Cenpei – O Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação é responsável por auxiliar na proposição de ações nas mais diversas áreas do Instituto, como questões acadêmicas, pedagógicas, científicas, artístico-culturais, desportivas e de gestão.

Todas as informações podem ser acompanhadas por meio do Portal de Seleções.