Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação

Inscrições abertas para chapas nas Eleições do Cenpei

por Comunicação Social da Reitoria publicado 17/02/2023 10h40, última modificação 31/08/2023 13h15
O prazo para inscrições de candidatos vai de 07 a 17 de março.

O Instituto Federal Fluminense (IFF) publicou o Edital N°????/2023 (LINK DO SELEÇÕES), contendo as normas eleitorais para recomposição do Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (Cenpei). Na eleição, serão escolhidos os seguintes novos componentes:

I - um representante, titular e suplente, por campus, destinado ao corpo discente;

II - um representante, titular e suplente, por campus, destinado ao corpo docente;

III - um representante, titular e suplente, por campus, destinado ao corpo técnico-administrativo em educação;

IV - um representante, titular e suplente, do Polo de Inovação Campos dos Goytacazes e da Reitoria, em conjunto, destinado ao corpo discente;

V - um representante, titular e suplente, do Polo de Inovação Campos dos Goytacazes e da Reitoria, em conjunto, destinado ao corpo docente;

VI - um representante, titular e suplente, do Polo de Inovação Campos dos Goytacazes e da Reitoria, em conjunto, destinado ao corpo técnico-administrativo em educação.

Os requisitos para candidatura nas categorias discente e titulares e suplentes dos servidores docentes e técnico-administrativos estão disponíveis nos artigos 5° e 6° do edital.

As candidaturas deverão ser efetivadas de forma independente, em forma de chapa, contendo um titular e um suplente, obrigatoriamente do mesmo campus (chapa possui, 3 segmentos? - DÚVIDA APRESENTADA NA PRÉVIA DO EDITAL). As inscrições das chapas começam nesta terça-feira, dia 07 de março, e seguem até o dia 17, realizadas mediante o preenchimento de um formulário da plataforma Google Forms, disposto no Anexo II do Edital.

A divulgação da lista de candidatos inscritos está prevista para o dia 21 de março. A campanha eleitoral ocorrerá de 23 de março a 07 de abril. As eleições estão previstas para os dias 10 e 11 de abril. O resultado será publicado dia 12, e a posse dos conselheiros eleitos está prevista para o dia 19 de abril, em reunião ordinária do Cenpei (confira abaixo o cronograma completo).

O mandato será de dois anos, sendo permitida a recondução uma única vez, por igual período. Além dos representantes eleitos de cada categoria, participam do Conselho os pró-reitores e as Câmaras Permanentes da instituição. As reuniões são realizadas bimestralmente e podem ocorrer por meio de webconferência.

O Conselho é um órgão colegiado intermediário que exerce papel importante na elaboração e definição de diretrizes e na proposição de ações relacionadas às mais diversas atividades no Instituto, como Ensino, Gestão, Arte e Cultura e Esporte, entre outras.

As categorias de cada campus que participam deste processo eleitoral estão listadas no Anexo I do edital.

Cronograma das Eleições Cenpei 2023:

DataAtividade
06 de março  Publicação do Edital com as Normas Eleitorais
07 a 17 de março Período de inscrição das chapas
21 de março Divulgação da lista de candidatos inscritos
22 de março Prazo para recursos quanto à lista de candidatos inscritos
23 de março Homologação das candidaturas
23 de março a 07 de abril Período de campanha eleitoral
10 e 11 de abril Eleições
12 de abril Divulgação dos resultados
13 de abril Prazo final para interposição de recursos
14 a 17 de abril Análise dos recursos impetrados e homologação do resultado final
19 de abril Posse dos conselheiros eleitos em reunião ordinária do Cenpei

Funções do Cenpei – O Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação é responsável por auxiliar na proposição de ações nas mais diversas áreas do Instituto, como questões acadêmicas, pedagógicas, científicas, artístico-culturais, desportivas e de gestão.

Todas as informações podem ser acompanhadas por meio do Portal de Seleções (LINK).

√ Participe da campanha IFF Solidário: Saiba mais

√ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!