I Encontro do Centro de Referência do IFF acontece nesta semana

por Comunicação Social da Reitoria publicado 24/11/2017 14h06, última modificação 31/08/2023 12h44
Evento será realizado na Reitoria do Instituto Federal Fluminense e é destinado a servidores, estudantes de graduação e pós-graduação do IFF e docentes das redes municipal e estadual.
Inscrições abertas para I Encontro do Centro de Referência do IFF

O I Encontro do Centro de Referência do IFF: ensino e aprendizagem na era digital será realizado nos dias 06 e 07 de dezembro de 2017, na Reitoria do Instituto Federal Fluminense. O encontro busca fortalecer e compartilhar as ações que vem sendo desenvolvidas pelas coordenações de Educação a Distância, Metodologias de Ensino e Projetos de Design e Audiovisual para a Educação.

De acordo com o diretor do Centro de Referência, Breno Terra, "o evento visa fortalecer e ampliar os diálogos necessários à educação com vistas à produção, apropriação e inovação do conhecimento, bem como debater educação a distância, formação continuada de professores, metodologias ativas de ensino e utilização de tecnologias digitais na educação".

A programação contará com palestras, oficinas e mesas redondas, além do lançamento da plataforma de cursos MOOC. "A plataforma MOOC, do IFFluminense, permitirá a ampliação da oferta de cursos na modalidade a distância. O principal material didático desta plataforma são as vídeoaulas", explica Breno. O MOOC será mais uma opção de ferramenta para aprendizagem virtual oferecida pelo instituto, que já disponibiliza a plataforma Moodle.

Podem participar das atividades servidores, estudantes de graduação e pós-graduação do IFF e docentes das redes municipal e estadual. As inscrições foram encerradas no dia 03 de dezembro, pelo site oficial do evento, disponível AQUI.

Confira a programação completa abaixo:

Dia 06 de dezembro:

08:00h - credenciamento.
09:00h - 12:30h: oficina "Produção de vídeoaulas: do smartphone ao estúdio" e oficina "Arco de Maguerez e Jigsaw".
15:00h - 17:30h: relatos de experiências sobre a utilização de metodologias ativas de ensino na formação continuada de professores.
18:00h - 18:30h: abertura do evento.
18:30h - 20:00h: palestra sobre "Pesquisa em Ensino de Ciências Aplicadas".

Dia 07 de dezembro:

08:00h - credenciamento.
09:00h - 12:30h: oficina "Produção de vídeoaulas: do smartphone ao estúdio" e oficina "Sequências de ensino investigativas".
15:00h - 17:30h: mesa redonda "Tecnologias digitais na educação: experiências e outras possibilidades".
18:00h - 20:00h: palestra "Educação a Distância: a experiência do Consórcio CEDERJ".