Inscrições abertas para Mestrado em Física

por admin publicado 13/06/2014 23h40, última modificação 31/08/2023 12h47
Processo Seletivo de Ingresso ao Curso de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física oferece 10 vagas para Campos. As inscrições estão abertas.

O Processo Seletivo de Ingresso ao curso de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física estará com inscrições abertas até o dia 15 de julho de 2014, conforme orientações do Edital n.º01/2014 (Veja o Edital Complementar - A sala correta é a B-135).

O Instituto Federal Fluminense é um dos polos contemplados para sediar o curso e vai oferecer 10 vagas para professores em exercício de docência em Física, em Campos dos Goytacazes - RJ. O processo seletivo será realizado no IFF campus Campos Centro.

Poderão participar da seleção os professores que estejam em efetivo exercício de docência em Física na Educação Básica ou Superior, ou em Ciências no nível fundamental, e sejam portadores de diplomas de graduação em Física (Licenciatura ou Bacharelado) ou áreas afins, em cursos reconhecidos pelo Ministério de Educação, ou estudantes do último semestre desses cursos.

O interessado deverá se inscrever no período de 10 de junho a 15 de julho, mediante o preenchimento do formulário disponível on-line pelo site da SBF (http://www.sbfisica.org.br/mnpef), pagar a taxa de inscrição e imprimir o comprovante.

Saiba Mais: A concretização da proposta “Intercâmbio de saberes na formação continuada de professores de Física da Educação Básica”, a ser desenvolvida no polo de Campos, foi encaminhada à SBF por um grupo de professores do IFFluminense em colaboração com professores da Uenf.

“Pretendemos atender a uma demanda crescente na região, que poderá trazer contribuições importantes à melhoria da educação básica do município, criando condições para o intercâmbio de saberes no âmbito da formação docente e gerando, em consequência, a elevação da qualidade profissional”, destaca a coordenadora do Polo, Renata Lacerda Caldas Martins.

De acordo com Renata, o polo IFF tem por objetivo capacitar, em nível de mestrado, professores de Física da Educação Básica, quanto ao domínio de conteúdos e de técnicas atuais de ensino para aplicação em sala de aula com ênfase nos aspectos teóricos, metodológicos, epistemológicos e no desenvolvimento de métodos, materiais didáticos e práticas pedagógicas para o ensino de Física.

A estrutura curricular do curso inclui disciplinas obrigatórias (300 horas de aula), disciplinas eletivas (120 horas de aula), prática docente supervisionada (60 horas de aula) e dissertação de mestrado. A cada ano, uma única turma será aberta.

As atividades presenciais do curso serão concentradas em dois dias da semana e ocorrerão nas dependências do IFFluminense campus Campos-Centro. O cronograma e as informações gerais serão divulgados em Edital Complementar.

Contatos no polo IFF do MNPEF:

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - IFF campus Campos-Centro:

Rua Doutor Siqueira, 273 - Tamandaré, Parque Dom Bosco, Campos dos Goytacazes - RJ, 28030-130, Brasil.

Telefone de contato da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação: (22) 2737- 5615.

proreitoriapei@gmail.comproreitoriapei@iff.edu.br

E-mail da Coordenação do polo: rlcmartins@iff.edu.br

Site: http://mnpef.iff.edu.br/

IFF nas redeshttp://portal.iff.edu.br/redessociais