Intercâmbio

Inscrições abertas para o Programa Jovens Embaixadores 2023

por Comunicação Social da Reitoria publicado 17/08/2022 16h51, última modificação 31/08/2023 13h12
Serão selecionados 50 estudantes do ensino médio da rede pública para um intercâmbio de curta duração nos Estados Unidos. Inscrições até 12 de setembro.
 Inscrições abertas para o Programa Jovens Embaixadores 2023

O intercâmbio nos EUA será realizado em janeiro de 2023 (Imagem: site Jovens Embaixadores)

Estão abertas as inscrições para o Programa Jovens Embaixadores 2023, que oferece um intercâmbio de curta duração, nos Estados Unidos, para estudantes brasileiros do ensino médio da rede pública que se destacam em suas respectivas comunidades pela atitude positiva, bom desempenho acadêmico, conhecimento da língua inglesa, capacidade de liderança e espírito empreendedor.

O Programa Jovens Embaixadores é uma iniciativa do Departamento de Estado norte-americano, coordenado pela Embaixada e Consulados dos Estados Unidos. Serão selecionados 50 jovens e o intercâmbio será realizado no mês de janeiro de 2023.

Confira, abaixo, o vídeo com o convite do adido Cultural da Embaixada dos EUA, Todd Miyahira, e da coordenadora do Programa, Márcia Mizuno:

Inscrição - os estudantes interessados deverão realizar a inscrição até o dia 12 de setembro de 2022, no endereço eletrônico www.jovensembaixadores.org.br. Para participar do Programa, os candidatos devem possuir os seguintes pré-requisitos:

• Ter nacionalidade brasileira;
  • Em janeiro de 2023 não ter menos que 15 anos e nem ter completado 19 anos;
  • Ser aluno(a) do ensino médio na rede pública brasileira. Candidatos devem estar cursando ao menos o 1º ano do ensino médio em 2022;
  • Ter boa fluência oral e escrita em inglês;
  • Ter pouca ou nenhuma experiência anterior no exterior;
  • Jamais ter viajado para os Estados Unidos;
  • Pertencer à camada socioeconômica menos favorecida;
  • Ter excelente desempenho escolar;
  • Ter perfil de liderança e iniciativa;
  • Ser comunicativo(a);
  • Possuir boa relação em casa, na escola e na comunidade;
  • Estar atualmente engajado(a) em iniciativa(s) de empreendedorismo/impacto social em sua comunidade por pelo menos seis meses.

Seleção - o processo seletivo terá nove etapas, que incluem preenchimento de pré-cadastro e formulário, envio de documentação, avaliação escrita (em Inglês e online), e entrevistas realizadas pelo Comitê de Seleção da Embaixada e Consulados dos EUA.

Despesas pagas - excluindo o custo referente à emissão do passaporte, todas as despesas inerentes à participação no Jovens Embaixadores são custeadas pelo Departamento de Estado e pela Embaixada dos Estados Unidos, que contam, também, com o apoio de parceiros do setor privado.

Todas as informações estão disponíveis no Edital do Programa Jovens Embaixadores 2023.

√ Participe da campanha IFF Solidário! Saiba mais

√ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!