Bolsa

Inscrições de estudantes para bolsas de Cultura e Diversidade são prorrogadas

por Comunicação Social da Reitoria publicado 04/02/2020 12h59, última modificação 31/08/2023 12h57
O prazo foi estendido até a próxima quinta-feira, dia 06 de fevereiro. As inscrições devem ser realizadas pelo Suap.
Inscrições de estudantes para bolsas de Cultura e Diversidade são prorrogadas

As inscrições da seleção de estudantes bolsistas e voluntários para projetos de Cultura e Diversidade do IFFluminense foram prorrogadas até a próxima quinta-feira, dia 06 de fevereiro. A prorrogação do prazo foi divulgada por meio do Comunicado N.º 02/2020, que também alterou o período de seleção dos estudantes para 07 a 19 de fevereiro de 2020.

São ofertadas 35 bolsas para alunos regularmente matriculados no IFF. As inscrições deverão ser realizadas online, no Módulo de Pesquisa e Extensão do Sistema Unificado de Administração Pública (Suap), no endereço eletrônico: suap.iff.edu.br.

Os alunos atuarão nos Projetos de Cultura e Diversidade inscritos por servidores do IFF. Confira a listagem dos projetos aprovados AQUI. Serão concedidas bolsas de Extensão e de Arte e Cultura de 12h ou 20h a estudantes com matrícula ativa. As bolsas terão vigência por 10 meses, no período de março a dezembro de 2020, com início das atividades previsto para 02 de março. O resultado da seleção de alunos será divulgado dia 21 de fevereiro.

Estudantes voluntários com participação sistemática nas ações do projeto cultural terão direito à obtenção de certificado de participação, mediante formalização de seu envolvimento por meio da assinatura do “Termo de Compromisso de Voluntário”.

De acordo com o Edital N.º 154/2019, que rege a seleção, os projetos deverão focar em uma das quatro modalidades:

- Neabi: Os Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) têm como foco o acompanhamento, estudo e desenvolvimento da educação das relações étnico-raciais. Estão, dentre suas possíveis ações, a oferta de cursos de pós-graduação e de formação inicial e continuada (FIC) em educação das relações étnico-raciais para servidores e educadores de outras instituições; a pesquisa e a elaboração de materiais de referência para uso em sala de aula e o desenvolvimento de ações afirmativas em prol de grupos sociais formados a partir da diáspora africana e/ou de ascendência indígena.

- Nugedis: Os Núcleos de Estudos Sobre Gênero, Diversidade e Sexualidades (Nugedis) têm por objetivo se constituir num lócus de articulação e realização de estudos sobre gênero e de ações que promovam a igualdade de direitos, responsabilidades e oportunidades entre os gêneros.

- Centros de Memória: são locais de preservação e divulgação do acervo histórico-cultural de um determinado grupamento social. São projetos que se ocupam da preservação da memória do Instituto Federal Fluminense e dos grupos sociais que formam os territórios em que estão inseridos, incentivando a utilização de metodologias participativas na organização, preservação e divulgação do acervo.

- Projeto cultural: é a proposta a ser realizada por coletivo cujo foco central é a ação no campo da cultura, valorizando o protagonismo estudantil, em um ou mais dos seguintes segmentos: a) artes cênicas; b) artes visuais e artes digitais e eletrônicas; c) audiovisual; d) culturas populares; e) humanidades; f) música; g) patrimônio cultural.

Todas as informações podem ser acompanhadas pelo Portal de Seleções.

Cronograma:

Etapa/AtividadeData/Período