Inscrições para bolsas Pibic e Pibiti prorrogadas

por admin publicado 30/06/2014 14h40, última modificação 31/08/2023 12h45
Estudantes do IFFluminense poderão se inscrever no processo seletivo de bolsas Pibic e Pibiti até o dia 20 de julho. Experiência contribui para a formação acadêmica.

A rotina de um pesquisador que investe em sua carreira envolve atividades que exigem muito estudo e, acima de tudo, dedicação. No IFFluminense, ainda como estudante, os futuros pesquisadores já têm a oportunidade de conhecer na prática essa realidade vivida por quem se dedica à ciência e à tecnologia.

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (Pibic) e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti) oferecem aos estudantes de graduação a oportunidade de desenvolver saberes ligados às áreas de preferência e de se inserirem no mundo da Pesquisa e da Tecnologia.

Com dinâmicas e procedimentos similares, o que diferencia o Pibic do Pibiti é o conteúdo do projeto de pesquisa. O bolsista da modalidade Pibiti conta com a orientação de um pesquisador para aprender técnicas e métodos voltados para a pesquisa tecnológica e, a partir da sua experiência com os problemas da investigação, desenvolver a criatividade, aspecto fundamental na elaboração de novos projetos.

Já o bolsista da modalidade Pibic é iniciado na prática da pesquisa científica em todas as áreas do conhecimento, além de estimular uma maior articulação entre a graduação e pós-graduação e contribuir para o aumento da produção acadêmica do País.

Bolsista Pibic, Paloma Moraes Jorge, 20 anos, aluna do 5º período de Engenharia Ambiental do campus Campos Guarus, desenvolve o projeto intitulado “Vigilância de Doenças Crônicas Não Transmissíveis no IFF Guarus: rastreamento de Diabetes mellitus tipo 2”.

“O meu estudo procura avaliar o risco dos servidores do IFF Guarus desenvolverem a diabetes mellitus tipo 2. Realizamos pesquisas bibliográficas e aplicamos questionários para investigarmos as condições de saúde dos mesmos”, afirma a estudante, que está produzindo um artigo para expor seu trabalho à comunidade científica.

Paloma também destaca as contribuições que o Pibic vem lhe oferecendo durante sua jornada acadêmica. “As experiências pelas quais eu passei - e venho passando - mudaram minha forma de fazer um trabalho acadêmico. Sinto-me mais segura e melhor preparada para seguir uma pós-graduação após a faculdade”, comenta.

Aqueles que desejam seguir os mesmos passos de Paloma devem aproveitar a oportunidade. As inscrições dos candidatos às bolsas Pibic e Pibiti (cota 2014-2015) foram prorrogadas até o dia 20 de julho.

“Os estudantes candidatos às bolsas deverão realizar a inscrição on-line no Sistema de Submissão Eletrônica de Projeto de Pesquisa do IFF (SiSEP-IFF).  Todas as informações sobre as normas e procedimentos para inscrição e seleção dos bolsistas poderão ser obtidas no Programa de Bolsas Institucionais de Incentivo à Pesquisa e Empreendedorismo”, informa a diretora de Pesquisa e Inovação, Sandra Soares.

IFF nas redes: http://portal.iff.edu.br/redessociais

(Publicada em 30/06/14 e editada em 14/07/14)

— registrado em: , ,

Conteúdo relacionado