Prazo Final

Inscrições para Concurso de Fotografia e Vídeo Digital do IFF podem ser feitas até 31 de maio

por Comunicação Social da Reitoria publicado 22/05/2020 14h43, última modificação 31/08/2023 12h59
Concurso está aberto à participação da comunidade. As imagens devem ser produzidas em casa e enviadas por e-mail.

Concurso visa estimular a criatividade durante o isolamento social

Os interessados em participar do Concurso de Fotografia e Vídeo Digital “Ócio Criativo – em tempos de Coronavírus, um isolamento Produtivo”, promovido pela Diretoria de Políticas Estudantis, Culturais e Esportivas do Instituto Federal Fluminense (IFF), devem realizar a inscrição de suas produções até o dia 31 de maio de 2020.

O concurso tem o objetivo de dar visibilidade aos projetos, programas e ações de extensão do IFF, além de incentivar a arte da fotografia e do audiovisual, estimulando a criatividade e a produção de imagens, em casa, durante o isolamento social, em virtude da pandemia da Covid-19.

A participação está aberta à comunidade interna e externa do IFFluminense. As inscrições devem ser realizadas online, mediante o preenchimento e assinatura da Ficha de Inscrição, disponível no Anexo I do Edital, e envio das fotos ou vídeos para o e-mail cultura.reitoria@iff.edu.br.

O Concurso abrange produções fotográficas ou audiovisuais coloridas ou em preto e branco. Os vídeos deverão ter o formato de curta de bolso – uma narrativa de breve duração – com tempo máximo de cinco minutos e mínimo de um minuto. As normas do Concurso e as orientações sobre produção e envio do material estão disponíveis no Edital de Retificação N.º 52/2020.

Seleção – o processo de seleção das fotos e vídeos será realizado em três etapas: pré-seleção pela Comissão Organizadora; júri popular, com votação online pelo perfil do Facebook do IFF; e, por último, o júri técnico, com avaliação de uma comissão, formada por cinco servidores do Instituto, com experiência técnica e acadêmica na produção fotográfica e audiovisual. O resultado final do Concurso será divulgado no dia 01 de julho de 2020, no Portal de Seleções do IFF.

Premiação - todos os participantes selecionados pela Comissão Organizadora receberão um certificado de reconhecimento de sua obra. As 60 produções classificadas, sendo 45 fotografias e 15 vídeos mais votados no Facebook do IFF, farão parte de uma Exposição que circulará em todos os campi do Instituto.  As oito melhores fotos e os dois melhores vídeos feitos por estudantes do IFF serão premiados com uma visita técnica cultural à cidade de São Paulo.