Pós-graduação

IFF divulga seleção para Mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação

por Comunicação Social da Reitoria publicado 07/10/2020 18h05, última modificação 31/08/2023 13h00
O Instituto oferece 15 vagas , e as inscrições poderão ser realizadas de 02 a 08 de novembro.

Prova Nacional será aplicada no dia 05 de dezembro (Arte: Coordenação Nacional com adaptações de Bruno Leite/IFF).

A Comissão Acadêmica Nacional do Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (Profnit) divulgou o processo seletivo de estudantes para o ano letivo de 2021.

O Instituto Federal Fluminense (IFF), um dos 32 pontos focais do Brasil, oferta 15 vagas nesta chamada. As inscrições poderão ser realizadas das 12h do dia 02 de novembro até as 18h de 08 de novembro, pela internet, na página do Profnit Nacional, conforme as orientações disponíveis na chamada do processo, AQUI.

A taxa de inscrição é de R$ 250,00 e deve ser paga por depósito ou transferência. O candidato poderá solicitar isenção do pagamento, no momento da inscrição, de acordo com o Decreto nº 6.593/08, desde que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico.

Poderão se inscrever candidatos portadores de diploma de qualquer curso de nível superior – graduação – emitido por instituição oficial e reconhecida pelo MEC; concluintes do último semestre ou ano, desde que apresentem respectivo diploma ou documento provisório no ato da matrícula; e brasileiros natos ou naturalizados com diplomas emitidos por instituições estrangeiras desde que, no ato da matrícula, apresentem o diploma reconhecido por instituições devidamente autorizadas pelo MEC.

• Candidatos com necessidades especiais - Antes de realizar a inscrição, o candidato com deficiência deve contatar a Secretaria do Ponto Focal do Profnit onde pretende se inscrever, no período de 7 a 13 de outubro, para verificar a condição de acessibilidade plena ao processo seletivo e também no desenvolvimento do curso.

Seleção - O Exame Nacional de Acesso consiste em duas etapas: Etapa 1 (Prova Nacional), a ser realizada no dia 05 de dezembro; e Etapa 2 (Análise Curricular), de 18 a 20 de janeiro de 2021. A seleção será realizada em caráter nacional, mas com competição entre candidatos restrita ao âmbito do Ponto Focal escolhido.

Sobre o Curso

O Profnit é um curso gratuito, presencial, com duração máxima de 24 meses. Ele tem como objetivo a formação de recursos humanos já engajados ou dispostos a atuar nas competências dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) determinadas por Lei e dos Ambientes Promotores de Inovação nos diversos setores acadêmicos, empresarial, governamental, organizações sociais, entre outros.

No IFF, as aulas acontecem no Polo de Inovação, em Campos dos Goytacazes-RJ, às quintas e sextas-feiras, nos períodos diurno/noturno (pode variar a cada semestre). A Linha de Pesquisa é em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação em Núcleos de Inovação Tecnológica.

Rede Nacional

Integram a Rede Nacional do Profnit 32 Pontos Focais, distribuídos por 21 estados mais o Distrito Federal. Os Pontos Focais são instituições de Ensino Superior responsáveis pela disciplina acadêmica do discente, pela emissão do diploma de Mestre, por toda a gestão local, desenvolvendo atividades desde a organização local dos processos seletivos até a divulgação de regras e procedimentos para o ingresso/matrícula.

Coordenação do Programa no IFF:

Coordenador: Rogério Atem de Carvalho

Vice-coordenador: Manuel Antonio Molina Palma