Instituições lançam concurso de teses e dissertações sobre o estado do Rio

por admin publicado 23/08/2023 17h44, última modificação 27/10/2023 20h45
Serão premiadas as duas melhores teses e as duas melhores dissertações. Os prêmios somam R$46 mil.
Premio friperj

As inscrições para o concurso de teses de doutorado e dissertações de mestrado sobre o estado do Rio de Janeiro estão abertas até 30 de setembro. A iniciativa é do Fórum de Reitores das Instituições Públicas de Educação do Estado do Rio de Janeiro (Friperj), e conta com o apoio do Instituto Pereira Passos (IPP) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).

Serão premiadas as duas melhores teses e as duas melhores dissertações que estimularem a reflexão sobre o processo de desenvolvimento social, urbano, econômico, político, cultural, ambiental, histórico e do patrimônio histórico do estado do Rio de Janeiro, de suas regiões e cidades. Os prêmios somam R$ 46 mil:

√ Categoria Tese

1º lugar: R$ 18 mil + bolsa de pós-doutorado

2º lugar: R$ 12 mil

√ Categoria Dissertação

1º lugar: R$ 10 mil

2º lugar: R$ 6 mil

Além disso, será concedida menção honrosa ao melhor trabalho (tese ou dissertação) que aborde a capital fluminense de maneira central. São elegíveis os trabalhos defendidos entre 1/1/2019 e 31/7/2023.

São critérios de premiação: originalidade, relevância para a ampliação do conhecimento sobre o desenvolvimento social, urbano, econômico, político, cultural, ambiental, histórico-urbano e do patrimônio histórico do estado do Rio, além da possibilidade de aproveitamento dos conteúdos na formulação de políticas públicas.

“O concurso visa divulgar, de maneira ampla para toda a sociedade, o conhecimento de qualidade que é produzido pela academia, além de estimular o debate sobre políticas públicas e contribuir para a formação de cidadãos empenhados na construção de uma sociedade mais justa, igualitária e comprometida com a promoção da qualidade de vida para todos”, afirma a organização do concurso.

A comissão julgadora é formada por Andrea Pulici (presidente), André Gardel, Ismênia Martins, Maria Cabral, Mauro Osório, Ricardo Russo e Wania Belchior.

A entrega dos prêmios será feita em solenidade em dia e local ainda a serem confirmados, com a presença do presidente do IPP, do presidente da Faperj, da comissão julgadora e de representantes do Friperj.

Leia o edital na íntegra. Em caso de dúvidas, os interessados podem enviar e-mail para cplipp@pcrj.rj.gov.br.

O que é o Friperj

O Fórum, criado em dezembro de 2022, tem o propósito de firmar parcerias e reunir propostas de políticas para o fortalecimento da educação no Rio de Janeiro. A entidade envolve reitores das instituições públicas de ensino do Rio:

UFRJ;

Universidade Federal Fluminense (UFF);

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), que atualmente preside o Friperj;

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio);

Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj);